Vai ficar por isso mesmo, ninguém vai falar nada e a ideia é fazer com que o episódio caia no esquecimento das pessoas – principalmente dos potenciais compradores – o mais rápido possível. Foi decretada a "lei do silêncio" e ninguém da fábrica pode comentar o assunto.
Estou me referindo ao caso em que um carro, o novo modelo Onix Plus – sedan! – pegou fogo e foi parcialmente destruído quando era manobrado no pátio da montadora General Motors (GM) no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag).
O incidente aconteceu na terça-feira da semana passada (17/9) pela manhã e foi gravado em vídeo obtido com exclusividade pelo colunista. O fogo só foi controlado com a chegada dos brigadistas de incêndio e não há informação – oficial ou extraoficial – sobre pessoas feridas.
LEIA TAMBÉM
EXCLUSIVO | Novo carro pega fogo no pátio da GM de Gravataí
Furo do Seguinte: sobre Onix queimando viraliza na internet; já são 24 horas de silêncio da GM
COM VÍDEO | Novo carro da GM de Gravataí tem alta tecnologia de olho nos jovens
Sem explicação
Nesta semana conversei com algumas pessoas ligadas à montadora que tem sede em Detroit, no Estados Unidos. Uma delas me assegurou que a direção da fabricante mundial de veículos não vai se manifestar sobre o caso. A ordem é silenciar.
Outra me assegurou que não há ainda explicação lógica, e técnica, para o fato que pode colocar em dúvida a segurança do modelo que havia sido pomposamente lançado na quinta-feira anterior, menos de uma semana antes, portanto.
— Com certeza foi um fato isolado. Tudo foi checado cuidadosamente e não há chance de ser uma falha estrutural ou de projeto — me assegurou uma das fontes.
Sabotagem?
Perguntei se, esgotadas estas possibilidades, poderia ser um caso de sabotagem. A pessoa não disse que sim, mas também não negou. Em silêncio, apertou os lábios e moveu a cabeça para a direita, como se quisesse encostar o ouvido no ombro.
Receios
Outra pessoa de dentro da fábrica foi enfática ao responder minha pergunta sobre a existência de desdobramentos, no começo desta semana, em torno do caso do Onix que foi parcialmente destruído durante o incêndio.
— Os peão andam meio ressabiado já! — escreveu, via whatsapp.
E emendou:
— Tem as negociações com GM e sindicato, esses carros novos tem que repetir o sucesso dos anteriores, do contrário acontecerá baixa de produção e demissões.
Pegando fogo
Um outro contato do colunista brincou ontem, também por mensagem – esta, de áudio – dizendo que os funcionários estão “na correria” com um intenso volume de trabalho a realizarem.
— Estamos tocando o barco porque a coisa tá pegando fogo, mas não é no pátio — disse, e riu.
E completou:
— Olha, aqui dentro, em princípio, ninguém mais fala no que houve. Pelo menos eu não tenho ouvido — falou.
Repercussão
A matéria e o vídeo do carro queimado publicados com exclusividade em um verdadeiro “furo de reportagem” pelo colunista, aqui no Seguinte:, foram reproduzidas por alguns dos principais veículos especializados do centro do país.
O Jornal do Carro, do Grupo Estadão, de São Paulo, publicou a matéria e o vídeo (clique aqui) creditando as informações ao Seguinte:, assim como fez no Rio de Janeiro o jornal O Globo em seu caderno especializado sobre automóveis (clique aqui).
O site de notícias UOL, de abrangência nacional, fez o mesmo (clique aqui) e, nesta semana, o jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, no Paraná, também deu a notícia e reproduziu foto e vídeo (clique aqui) do incidente acontecido em Gravataí.
Mensagens
O caso do Onix queimando e explodindo chegou a Porto Velho, capital de Rondônia. O jornalista Cícero Moura, do portal de notícias Rondoniaovivo enviou e-mail ao colunista pedindo informações sobre o caso:
— Preciso de informações sobre as razões do incêndio de um Onix Plus na fábrica da GM no Rio Grande do Sul. Fico no aguardo.
Já o mineiro Cleber de Souza Gomides mandou mensagem manifestando a preocupação como consumidor:
— Olá Silvestre, me chamo Cleber e falo de Minas Gerais. Com o lançamento do Onix Plus fiquei muito entusiasmado mas sua matéria alertou os consumidores. Tentei contato com a GM por vários canais e nada foi esclarecido. Caso você descubra o real motivo do incidente peço por gentileza pra nos informar. Desde já obrigado — escreveu.
O VÍDEO
O único vídeo existente sobre o incidente acontecido na manhã do dia 17 passado no pátio da GM, que mostra o Onix Plus queimando, pelo menos duas pequenas explosões e a chegada da Brigada de Incêndio da montadora, foi o mais acessado desde que o Seguinte: foi fundado em 8 de abril de 2016.
Até agora à tarde, 14h23min, o vídeo foi visualizado por 235.073 pessoas.
Que assistir também? Clique na imagem abaixo.