serviço

SOS idoso: Procon de Cachoeirinha reverte empréstimos consignados indevidos

O Procon de Cachoeirinha, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação (SMASCH), tem conseguido reverter empréstimos consignado indevidos.

– Com muita frequência recebemos consumidores, na grande maioria idosos, que relatam abusos de práticas bancárias na oferta de crédito. Muitos deles constatam um depósito de um valor em suas contas, crédito que não autorizaram. Alguns aceitaram um cartão, oferecido por telefone, e foram surpreendidos com um empréstimo por meio de valor colocado na conta e de descontos das parcelas no benefício – diz o secretário de Assistência Social Cidadana e Habitação, Valdir Mattos. 

Segundo o órgão, trata-se de prática abusiva, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor e atinge pessoas vulneráveis, às vezes por conta da idade, outras vezes por não estarem acostumadas com as tratativas bancárias.

– Uma forma abusiva de operação bancária, porque o consumidor não tem condições de refletir adequadamente sobre o que é oferecido.  Ninguém é obrigado a aceitar essa imposição dos bancos – destaca o coordenador do Procon, Fábio Preto.

Muitos casos são resolvidos com a reversão do depósito. Conforme o coordenador, é importante que o consumidor compareça o mais cedo possível ao órgão, levando o comprovante do depósito e o extrato dos empréstimos junto ao INSS.

Outra prática lesiva é receber boleto por Whatsapp. De acordo com o Procon, as operações bancárias não devem ser tratadas pelo Whatsapp, mas pelos aplicativos próprios do banco para garantir a segurança. 

Outro caso que tem tido atuação constante do Procon Municipal é a solicitação às concessionárias de energia elétrica, telefonia fixa, banda larga, televisão a cabo, e outros serviços por meio de rede aérea, para retirarem de postes de iluminação pública a fiação excedente e sem uso.

– Em abril deste ano, recebemos um ofício da Câmara de Vereadores relatando o problema, em descumprimento à Lei municipal nº 4097/15. Imediatamente foram instaurados procedimentos administrativos, direcionados às empresas Oi, Vivo, Claro e RGE, ANATEL e ANEEL, requerendo informações, averiguação e regularização, conforme a competência de cada uma dessas entidades – relata o coordenador.

– Decorrido o prazo, observamos que, ao menos nas avenidas principais, algumas empresas de telefonia iniciaram a retirada de fios em excesso, já no mês de maio. A RGE, responsável pela administração e autorizações do que é colocado nos postes, informou que chamou as empresas de telefonia a regularizarem a permissão de uso, sob pena de cancelamento da permissão. Chamou também as empresas que estavam com suas autorizações regulares a retirarem os fios em desuso e em excesso – relata Fábio Preto. 

 

COMO ACESSAR O SERVIÇO

Embora o Procon de Cachoeirinha seja o único da região com atendimento presencial, a população também pode contar com o atendimento por e-mail e por telefone, em razão da pandemia da COVID-19.

: Endereço – Av. Flores da Cunha, nº 2.209 – acesso pela lateral da prefeitura

: Fone – (51) 3439-1036 e 3471-2835

: Email – procon@cachoeirinha.rs.gov.br

: Horário de atendimento – segunda à sexta, das 8h às 16h

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Os sabotadores da República

“Por aqui chegamos ao paroxismo de que, para conceitual golpe, é preciso que ele seja vencedor?”. Recomendamos o artigo do jurista Lenio Streck, publicado pelo ICL Notícias O que é

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade