Você tem uma música matinal? A pergunta pode parecer meio absurda, mas você tem? Quem é movido por música, deve entender do que estou falando.
A música move as pessoas, o mundo, as emoções. Desde 1950 quando Chuck Berry revolucionou o mundo em três acordes, quadris se movem involuntariamente ao soar do primeiro riff.
Desde que dois caras de cabelos new wave cantaram É o Amor em 1991, sua mãe, tias e avós se embalam apaixonadas nas reuniões de família, junto com aquela parte dos parentes oriunda dos anos 80, que ainda suspira cantando It must have been love do Roxette.
Para um dia de fossa, você vai ouvir um blues do Mississipi e se sentir melhor, mais por dentro da melancolia, mas melhor. Para aquela época em que você tem um novo amor e enxerga beleza até onde não existe, provavelmente você cantarolará I want hold your hand dos Beatles sem se sentir brega ou tolo.
E para aquele momento em que você está andando pela rua, ouvindo buzinas, senhoras gritando ao falar no celular, choro de criança dentro do ônibus, mas queria mesmo era estar dormindo, também recomenda-se música.
Indica-se aquela melodia que te faz acordar de verdade, aquela que te faz ter uma visão otimista do dia que se tem pela frente, aquela que quando você notar, já estará cantando junto e dando adeus para o típico mau humor matinal.
Há umas três semanas, eu escuto Cidade dos Normais toda as manhãs. O celular até pode entrar em modo aleatório mas essa da Escambau, banda Curitibana do Giovanni Caruso da extinta Faichecleres, é mais necessária do que a dose de cafeína matutina.
: Escambau é Giovanni Caruso, Maria Paraguaya, Zo Escambau, Yan Lemos e Ivan Rodrigues
O ritual pode parecer bizarro, digno de portador de TOC, mas os efeitos são sensacionais, garanto, afinal além da música o que move as pessoas e o mundo é a alegria e o bom humor.
Para ter uma manhã bacana, escute Cidade dos Normais:
Para assoviar, cantar e espantar o mau humor matinal:
Para acordar dançando:
Eduarda Luzia é jornalista, vive em Gravataí e atua na Grande Porto Alegre. Para acompanhar suas atividades, acesse seu Facebook.