RAFAEL MARTINELLI

Thiago De Leon convida médico Rebelato para vice; Chapa ‘MarxDonalds’ é primeiro movimento do vereador como prefeiturável em Gravataí

Alberto Rebelato e Thiago de Leon, na Clínica Rebelato, nesta segunda-feira

O vereador e presidente do PDT Thiago De Leon convidou Alberto Rebelato para ser seu vice na disputa pela Prefeitura de Gravataí em 2024. Bateram a foto que ilustra este artigo na clínica do médico.

É o primeiro movimento como prefeiturável que faz o sociólogo e professor de 28 anos, eleito para o primeiro mandato em 2020 com 1.603 votos, e que foi que foi a grande surpresa na aldeia na eleição de 2022, ao receber 16.733 votos (12.365 gravataienses) como candidato a deputado estadual e ver a eleição distante apenas 8 mil confirmas; leia análise em #DasUrnas | Thiago De Leon foi a grande surpresa da eleição em Gravataí; E em um partido em extinção.

– É a educação e a saúde bem representadas – confirmou, ao Seguinte:, De Leon, conhecido por doar metade do salário líquido, que percebe como vereador, para escolas públicas estaduais; leia em Vereador de Gravataí doar salário é bom para escolas e ruim para política e Candidato por Gravataí promete doar metade do salário caso eleito deputado; É opinião impopular, mas não curto. Explico o porquê.

– Estamos conversando – disse Santos Alberto Rebelato Júnior, que é proprietário da conceituada clínica de radiologia que carrega seu nome e em 2024 completa 25 anos atendendo também SUS; leia em A Clínica do Rebelato.

Rebelato, que é conselheiro voluntário do Codes, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo Luiz Zaffalon (PSDB), assim como foi no governo Marco Alba (MDB), é filiado ao MDB.

Em 2016, concorreu a vereador pelo PSD, recebeu 563 votos e não foi eleito.

Então apoiador da candidatura a prefeito do colega de partido e medicina Dr. Levi Melo, que ficou em quarto lugar, Rebelato saiu do partido para apoiar a reeleição de Marco Alba no pleito suplementar marcado pelo TRE após a anulação da vitória de Daniel Bordignon, devido à suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito pelo STJ.

Rebelato não aceitou o anúncio de Levi de que seria vice de Anabel Lorenzi (PSB), terceira colocada. Desfiliou-se antes do colega recuar após pressão da família e de apoiadores; Levi acabou também apoiando Marco Alba naquela que apelidei ‘a eleição que nunca termina’.

– Não sou socialista – disse à época Rebelato, que, da mesma forma que a esposa, Luciana, que chamava o presidente eleito de “nosso capitão” em posts de Facebook, foi eleitor de Jair Bolsonaro nas duas últimas eleições.

Após a filiação ao MDB e o apoio a Marco Alba, foi alvo de fake news, o que, confessa aos amigos, o faz refletir sobre “se meter em política” novamente.

O que o Seguinte: contou sobre essas passagens eleitorais de 2016, 2017 e 2019 você recorda em Rebelato deixa PSD para apoiar Marco Alba; 2020 na mesa de Marco, Jean e Rebelato e Rebelato, alvo de campanha difamatória.

Profissional reconhecido em Gravataí e cidadão de fino trato, Rebelato não conversa apenas com De Leon. Por exemplo: já recebeu ligação de Marco Alba em mês sequente à deflagração da III Guerra Política de Gravataí: Zaffa x Alba, pós Abílio x Oliveiras e Bordignon x Stasinski.

Sabem todos os políticos que é difícil Rebelato apoiar a reeleição de Zaffa. Já deu um apoio constrangido para a eleição do atual prefeito, então colega de MDB, em 2020. É que Rebelato e Dr. Levi – confirmado novamente como vice de Zaffa para 2024 – romperam relações políticas, profissionais e de amizade.

Os motivos? Perguntem aos médicos.

Ao fim, inegável é que De Leon & Rebelato, vizinhos do bairro nobre Paragem Verdes Campos, representariam, ideologicamente, uma chapa ‘MarxDonalds’: um identificado com centro-esquerda, outro com centro-direita. Para completar, com o apoio do vereador socialista Paulo Silveira (PSB), hoje um dos líderes da oposição.

Não há nada de Grandes Lances dos Piores Momentos. É da arte da política. Até ajuda eleitoralmente na Gravataí que em 2018 deu para Bolsonaro 7 a cada 10 votos, e 6 a cada 10 em 2022.

Fato é que, se vingar a chapa De Leon & Rebelato, não por serem bons moços, mas por inteligência, falarão na campanha mais sobre tolerância e as coisas da cidade, menos sobre Lula, Bolsonaro ou Leite.


Para conhecer mais sobre o médico assista na SEGUINTE TV a entrevista feita por Silvestre Silva Santos com Rebelato para a série Profissionais de Sucesso, da editoria O Melhor de Gravataí, do Seguinte:


Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade