RAFAEL MARTINELLI

Troca na Secretaria de Esportes revela crise no partido de Zaffa em Gravataí; “Perde o governo”, diz Demétrio, vereador que indicava ex-secretário

Zaffa e Demétrio, quando o prefeito se filiou ao PSDB

Onde há fumaça, há fogo. Assim atento leitor comentou o artigo Por que Demétrio entregou presidência do PSDB de Gravataí ao prefeito Zaffa, que publiquei na semana passada. O vereador negava crise no partido do prefeito Luiz Zaffalon, mas, ao que parece, as chamas do incêndio da eleição para a Presidência da Câmara só fazem aumentar.

Explico.

Luciano Cardoso, chefe de gabinete do vereador Fábio Ávila (Republicanos) assumiu a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer no lugar de Vanderlei Moreira da Silva, que era uma indicação de Demétrio.

Em 15 de dezembro, para renunciar à candidatura e apoiar o líder do governo Alex Peixe (PRD) à presidência do legislativo, o vereador tinha ganho uma segunda secretaria, de Governança e Comunicação, para onde foi deslocado Leandro Ferreira (também sua indicação), dos Esportes, onde assumiu Vanderlei.

O que pode ser uma compensação de espaços no governo para o Republicanos, de onde se desfiliou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Selma Fraga, que deve ir para o Podemos do vice-prefeito Levi Melo, revelou uma crise no PSDB.

Ex-atleta profissional, Demétrio tem como alcunha nas urnas “Demétrio do Esporte”.

– Ao que parece ainda ficou um mal-estar da eleição para a presidência da Câmara. Colocaram um carimbo em mim e no Dila, mesmo que eu tenha votado na chapa do governo e pedido para o Dila fazer o mesmo – disse ao Seguinte: Demétrio, referindo-se ao vereador Dilamar Soares, que, mesmo da base do governo, e até pouco tempo o ‘vereador do Zaffa’, é apontado como articulador de sua candidatura à presidência, o que detalhei em O que Zaffa diz sobre Dila perder cargos; De vereador do prefeito à rebeldia na eleição para Presidência da Câmara de Gravataí.

– Perde o governo. O Leandro e Vanderlei eram políticos e técnicos. Respeito o Luciano, um amigo pessoal, mas não é do esporte e, a oito meses da eleição, se mexe num setor que estava dando certo – avalia o vereador, que ao entregar a presidência municipal do partido a Zaffa, foi acompanhado pela esposa, Simone Rodrigues, que renunciou à presidência do PSDB Mulher.

Demétrio, que é próximo de Lucas Redecker, deputado federal e vice-presidente estadual do PSDB, e do deputado estadual Kaká D’avila, não é definitivo sobre permanecer no partido.

– O futuro a Deus pertence. Mas, a princípio, fico. Após 16 meses na presidência entreguei um partido do tamanho que nunca teve na história de Gravataí, com um prefeito filiado, cinco vereadores, dois conselheiros tutelares, uma nominata de 28 candidatos competitivos à Câmara e 1.800 filiados por mim, em um total de 2.600. O Zaffa filiou 21 – disse.

Às 9h30, quando recebi a informação da troca no Esporte, fiz contato com o prefeito, que não respondeu até o fechamento deste artigo.

Ao fim, é o “onde há fumaça, há fogo” percebido pelo leitor.

As evidências são de que restam altas as chamas da eleição para a Presidência da Câmara, e agora chamuscam as plumagens tucanas.

Se Demétrio vai trocar de camiseta, saberemos até 6 de abril, fim da janela de transferências partidárias. Fato é que o ex-zagueirão não se intimida em dar carrinho.


LEIA TAMBÉM

Vereador Bombeiro segue na presidência do Republicanos de Gravataí; Mateus 12:25, o incêndio e a brasa

Vereador Bombeiro deve ser destituído da presidência do Republicanos de Gravataí; A música no Fantástico da Política, do louvor a Lucas 15:11-32

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade