Você certamente já ouviu falar de festa literária de Parati, no Rio de Janeiro, ou de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul. Eventos dedicados não apenas à exposição de livros, mas à discussão e fomento de autores e leitores. Um culto não só ao livro, mas à literatura. Pois, anote aí na sua agenda, em 16 de março, um promissor embrião desta ideia nascerá aqui na região. Acontecerá a 1ª Festa Literária da Praça Telmo, em Cachoeirinha.
Iniciativa do Ponto de Leitura Sol e Lua, que já funciona na praça, e da Rede de Leitura Bibliotecas Comunitárias, de Porto Alegre, a festa já tem até a programação encaminhada, mas, como destaca a organizadora do evento, Sônia Zanchetta, o chamamento para todos que produzem literatura na região está aberto.
— Nossa ideia é chamar todo mundo mesmo. O pessoal está muito disperso, tem muita gente jovem escrevendo que precisa aparecer e, às vezes, só está precisando conhecer os trâmites para terem o trabalho publicado — diz.
LEIA TAMBÉM
Em Cachoeirinha, a leitura tem parada obrigatória
No Natal, melhor um livro para as crianças do que um brinquedo de matar
A cada história da Feira, o legado da Denise Medonha
É que a prioridade da festa é a literatura local de Cachoeirinha e do Vale do Gravataí. Entre os confirmados estão o rapper Vinícius Brasil, que lançará o livro “Guerreiro poeta”, e o quadrinista Márcio Rampi, com as histórias do Lester. Resta ainda fechar o tema principal mesa redonda da festa literária, que provavelmente trará autores com experiências recentes na produção literária independente.
— Tem muitos autores que primeiro criaram seus nomes na internet e depois é que publicaram algum material. E temos ainda as editoras digitais, hoje, que permitem levar para a internet, e também para o papel, novas obras a custos baixos — conta Sônia.
E a biblioteca
Coordenadora do Ponto de Leitura da Praça Telmo, Sônia Zanchetta mantém ainda a Parada da Leitura e a Quitanda da Leitura em Cachoeirinha. E ela não pretende sossegar com a festa literária. No próximo dia 7 de fevereiro, acontece a segunda reunião entre promotores culturais e secretários municipais de Cachoeirinha para tratar da construção de um novo prédio para a biblioteca pública municipal.
: Reunião com a Redes de Leitura Bibliotecas Comunitárias para ajustar os detalhes da festa
Juntamente com o ex-presidente da OAB local, Jéferson Lazzarotto, ela encampa o projeto de retomar a legalização da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública. A entidade teria como finalidade principal buscar recursos, via leis de incentivo a cultura, para a construção da nova sede da Biblioteca Monteiro Lobato. Já existe, inclusive, o projeto arquitetônico para o novo prédio.
Atualmente, a biblioteca funciona provisoriamente no Centro Cultural e Memorial Casa do Leite. Ali estão 24 mil obras — 510 adquiridas em 2018 — e um público freqüentador que chegou a 7,1 mil atendimentos no ano que passou.
PROGRAMAÇÃO 1ª FESTA LITERÁRIA DA PRAÇA TELMO
10h — Chegada à Praça Telmo
10h30min — Parada Literária, com saída da Praça Telmo, com autores e outros artistas circulando pelos bairros Carlos Wilkens, Márcia e Regina, e, por fim, na Avenida Flores da Cunha, distribuindo materiais para chamar o público à praça
11h30min — Abertura do Piquenique da Leitura (troca-troca de livros) e do Ponto de Leitura Sol e Lua
12h — Almoço de confraternização no salão da Associação dos Moradores dos Bairros Carlos Wilkens, Márcia e Regina
14h — Abertura dos pontos de venda de livros, revistas e gibis
14h30min — Maratona de histórias “Ao pé do ouvido”, com contadores de histórias locais
17h15min — Lançamento de “Guerreiro da Paz”, do rapper cachoeirinhense Vinícius Brasil
18h30min — Mesa redonda (tema ainda não definido)
20h — Piquenique iluminado com apresentações de autores, músicos e outros artistas
22h — Encerramento
ONDE FICA
: A Praça Telmo Silveira Dornelles fica na Rua Adil Soares, bairro Carlos Wilkens, em Cachoeirinha
: Sugestões são bem vindas pelo agoraproducao@gmail.com
: Saiba mais sobre a 1ª Festa Literária da Praça Telmo