opinião

Vitalina reeleita no sindicato dos professores; sem vilão para más notícias

Vitalina Gonçalves é professora da rede municipal de Gravataí

Vitalina Gonçalves foi reeleita presidente do sindicato dos professores de Gravataí para o triênio 2019-2022. A chapa única teve 92,09% dos 1.175 votantes nos três dias em que foram disponibilizadas urnas volantes para atender aos associados nas escolas da rede municipal, outros setores de trabalho e em uma urna fixa na sede.

A professora, que toma posse dia 18 de julho ao lado da diretoria eleita, se manifestou pelo Facebook do SPMG/Sindicato:

– Agradecemos a toda equipe da atual direção, aos colegas que dedicaram seu tempo para formar a comissão eleitoral e a todos que compreenderam a importância da manutenção de um sindicato atuante na defesa e na resistência frente ao período de ataque aos direitos de toda a classe trabalhadora. Essa eleição foi um desafio coletivo, em um período de luta e que exige uma grande unidade.

Comento, antes de reproduzir a direção completa.

Vitalina é escolha acertada. É uma das históricas do SPMG. Tem experiência e a força da CUT para conduzir um dos períodos que se insinua entre os mais conturbados para a categoria: a criação do Instituto de Saúde dos Servidores de Gravataí (ISSEG), o substituto do Ipag Saúde, plano que cobre cerca de 10 mil pessoas entre servidores ativos, inativos, pensionistas e familiares.

Tratei da polêmica nos artigos Ipag limita atendimentos; é, e será, a nova realidade e Uma solução para crise no Ipag Saúde. publicados pelo Seguinte:.

O ISSEG terá um CNPJ descolado da Prefeitura. O equilíbrio das contas para manutenção dos atendimentos será de responsabilidade dos servidores e suas contribuições, sem mais a colaboração de 4,5% do governo municipal, que garantirá apenas um aporte anual limitado a R$ 8 milhões – e até 2026 – supostamente para criação de uma reserva que garanta sobrevivência ao 'plano de saúde'.

Não será tarefa simples!

Como uma ‘Unimed municipal’, serão os servidores a administrar um plano de saúde, das autorizações às negativas, da estruturação de faixas de pagamentos por idade, por exemplo, às dívidas com hospitais, clínicas, médicos e dentistas.

Na postagem do próprio sindicato alertando para mudanças no Ipag, muitos servidores pediram informações sobre como se descredenciar. Ou vão para planos privados, ou com o fim de mês perpétuo nos salários restará o SUS.

Sem torcida ou secação: Vitalina e a direção tem a intelligentsia, a experiência na luta sindical e política, e a coragem de quem sempre foi linha de frente em negociações e greves; mas terão que estar preparadas para, talvez pela primeira vez na história desse sindicato, dar más notícias aos colegas sem ter como vilão o prefeito, ou prefeita da vez.

No máximo, uma 'herança maldita', como àquela evocada por 11 em cada 10 políticos para criar a alucinação coletiva de que a salvação começou no dia da posse.

Ao fim, a mesma ‘ideologia dos números’ que corrói os salários é a que pressionará as colunas de receita e despesa do ISSEG. Inegável que, como não haverá mais governo como fiador, o orçamento não poderá ser apenas um pouco do que se vai gastar.

 

A NOVA DIREÇÃO DO SPMG

Presidente: VITALINA CONCEIÇÃO MARQUES GONÇALVES (SPMG)

1ª Vice-presidente: SILVINA ASSIS PERES DA SILVA (SPMG)

2ª Vice-presidente: SIMONE DA SILVEIRA MARTINS JERÔNIMO (EMEF Parque dos Eucaliptos)

Secretária Geral: MARLI APARECIDA THOMASSIM MEDEIROS (EMEF Áurea Celi)

1ª Secretária: CARLA ROSANE DUARTE BORGES (EMEF Jardim Florido)

Tesoureira Geral: LUCIANA TROMBINI NARESSI (EMEF Osório)

1ª Tesoureira: CARLA CRISTINA DE OLIVEIRA VALENTE (EMEF Bárbara Maix)

Suplentes – Direção Geral:

IRENE NASARET KIRST (EMEF Vânius)

RAFAEL DOS SANTOS (EMEF Bárbara Maix)

DALVA JACIANE GOMES AGUIAR (EMEF Santa Ana)

KARINE ROCHA RODRIGUES (EMEF Bom Jesus)

SILVANA TERESINHA SILVEIRA (CMEG)

PEDRO BERNARDO ALVES CARDOSO (EMEF Áurea Celi)

ZULEICA LOPES BITELLO (EMEF Augusto Longoni)

Conselho Fiscal:

JAQUELINE TERESINHA DA SILVA (EMEF João Paulo II)

MARA REGINA CARVALHO DE ANDRADES (EMEF Osório)

LUCELAINE DOS SANTOS SILVA (EMEI Barro Vermelho)

MIRIAN TERESINHA FERREIRA MÔNEGO (Aposentada)

Delegadas – Federação:

KATIA REGINA NASCIMENTO DA SILVA (EMEI Bem-me-quer)

GIOVANNA LENZI DA SILVA (EMEF Adriano Ortiz)

FLORI VIRGINI SOUZA MENDES (EMEF A. Pasqualini)

MARIA NELCI MARQUES GONÇALVES (Aposentada)

 

LEIA TAMBÉM 

A ’greve geral’ em Gravataí; a Senzala com complexo de Casa Grande

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade