INOVAÇÃO

Zaffa abastece primeiro carro elétrico na praça central

A Prefeitura de Gravataí, dentro da programação da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) ocorrida na manhã desta quarta-feira, lançou um ponto público para recarga de carros elétricos, incluindo o município no circuito da mobilidade elétrica e incentivando a redução de impactos causados pelo uso de combustíveis fósseis.

Parte do último painel desta edição do Codes, o acionamento do posto de recarga foi feito pelo prefeito Luiz Zaffalon, ao lado do diretor de Relações Institucionais da General Motors na América do Sul, Adriano Barros. O primeiro veículo carregado no ponto foi um Chevrolet Bolt, fabricado pela GM. O serviço, em parceria com a Zona Azul Brasil, está localizado na Praça da Bíblia, Avenida José Loureiro da Silva, em frente à prefeitura, no Centro. 

A estrutura, que inicialmente estará disponível no horário de funcionamento da Área Azul (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h), permitirá a utilização diária por veículo e contará com um equipamento da e-Volvo. A partir do lançamento, uma equipe irá monitorar a demanda e avaliar futuras ampliações. O usuário pagará somente pelo uso da vaga, não pelo consumo de energia, e o tempo total previsto para o carregamento completo é de duas horas.

Segundo Zaffa, investir em tecnologia e estimular práticas sustentáveis não só auxiliam na preservação ambiental como também atraem maior crescimento econômico para o município.

– Trata-se de um projeto piloto inovador. Queremos Gravataí à frente de novas soluções e aberta a receber o que há de mais atual. Por isso, nos empenhamos, cada vez mais, em uma legislação moderna, fomentando novos investimentos – enfatizou.

Além de auxiliar os motoristas residentes em Gravataí que já possuem veículos compatíveis, o objetivo é atrair para a cidade novos usuários que identifiquem o ponto de recarga em aplicativos de mapeamento.

– Esta cooperação entre público e privado reforça o quanto estamos cientes da ascensão desta nova tecnologia automotiva e o quanto iremos beneficiar diversos setores da região, como hotéis, restaurantes e lojas, que poderão receber os clientes durante o carregamento – ressaltou o diretor de Operações da Zona Azul Brasil, Claudinei Barduque.

Ao falar sobre o futuro da mobilidade, Barros destacou a preocupação da GM com sua contribuição para a redução de emissão de poluentes:

– Mesmo sendo um serviço mais caro, o carro elétrico é um produto muito mais simples, que, no final, compensa. O usuário não vai gastar com troca de óleo, não vai gastar com gasolina, nem terá manutenção.


IPTU Verde

Os secretários de Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Severgnini, e do Desenvolvimento Urbano, Cláudio Santos, apresentaram aos conselheiros do Codes o projeto do IPTU Verde, parte do pacote de incentivos tributários em tramitação na Câmara de Vereadores, que pode representar desconto de até 30% para contribuintes que atenderem a uma série de medidas que estimulem a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente.

Fazem parte dessas providências a instalação de captação de água da chuva, o sistema de reuso de água, o tratamento de esgoto, o aquecimento solar, a energia fotovoltaica, o quintal e as calçadas verdes e a instalação de carregadores residenciais fixos, do tipo “Wallbox”.

O Codes ainda teve a participação dos secretários da Agricultura e Abastecimento, Denner Gelinger, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Maria Lima de Campos, que apresentaram oficialmente aos conselheiros as novas soberanas da  8ª Feira Agrorrural e Turística de Gravataí (Fearg 2022), que ocorrerá, entre 28 e 31 de julho, ao lado da paróquia da Morungava.

A rainha Pamela dos Santos e as princesas Bianca dos Santos e Leandra Mendes foram escolhidas entre 15 candidatas em concurso no último dia 20 de maio.


Campanha do Agasalho


Em uma manifestação emocionada, a primeira-dama Marlene Zaffalon comoveu os participantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), na manhã desta quarta-feira, 22, no Sesc, ao relatar o sucesso e o engajamento da sociedade à Campanha do Agasalho 2022.

Conforme a primeira-dama, em pouco mais de um mês de mobilização, já foram arrecadadas mais de 40 mil peças, entre vestuários e calçados.

No ano passado, em toda a campanha, foram 100 mil itens. Marlene Zaffalon agradeceu às empresas e entidades parceiras, como o Sindilojas e a General Motors, que encheram dois caminhões de roupas e outros itens arrecadados entre todos os funcionários do Complexo Industrial Automotivo.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba nossa News

Publicidade