Uma mentira que quase levou à derrota na eleição de 2020 é a grande verdade dos primeiros 100 dias do segundo governo de Miki Breier (PSB), em Cachoeirinha: o Hospital de Campanha, o HC.
O prefeito, ao lado do vice Maurício Medeiros (MDB) e do secretário da Saúde Juliano Paz (PSB), fez um balanço dos primeiros três meses de governo em live, nesta sexta.
Para não esquecer de lembrar, uma série de fake news sobre suposto superfaturamento do HC, críticas à pressa para o investimento de R$ 1,2 milhão mensais e invasões de políticos e aspirantes com celulares filmando nas mãos, foram metralhadas durante quase todo ano passado por milícias digitais no Grande Tribunal das Redes Sociais.
Nada provado, mas Miki foi reeleito com uma inimaginável diferença de apenas 318 votos, num universo de 100 mil eleitores, e 131 mil habitantes.
O acerto de manter o hospital aberto durante todo 2020, mesmo quando a COVID-19 parecia recuar e outros municípios fecharam leitos, como Porto Alegre e Canoas, teve sua confirmação em 2021.
Se as internações em janeiro e fevereiro foram 36 e 62, em março, pior mês da pandemia, 95 pacientes precisaram hospitalização e 1.891 pessoas foram atendidas com o novo coronavírus.
Em 12 meses, o HC já atendeu mais de 21 mil pessoas, realizou cerca de 10 mil testes e distribuiu 157 mil medicamentos.
Dos 327 óbitos de Cachoeirinha, 54 ocorreram na estrutura montada no ginásio da Fátima com 24 leitos clínicos, 21 de enfermaria e 14 respiradores, além de um corpo funcional com 4 médicos durante o dia e 3 à noite, sob o comando do diretor Vanderlei Marcos.
Ao fim, 100 dias com hospital está ajudando a salvar vidas e é a grande obra de Miki, mesmo que os R$ 15 milhões já investidos usem boa parte da economia feita com a redução da folha de pagamento do funcionalismo de 77% em 2017 para 50.4 em março.
Hoje tudo é pandemia, mas a boa perspectiva do prefeito é poder, ainda este ano, captar recursos para realizar obras e mudanças mais significativas na cidade, aproveitando que o percentual de comprometimento com a folha está abaixo do limite prudencial de 51.3 previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Fato é que Miki salvou-se das verdades múltiplas de alguns que mentem até quando estão sozinhos. Mas, mesmo no pior momento da história da humanidade, sabe que vai ter que fazer bem mais. E reconheceu isso na live.
Siga abaixo a transmissão completa, onde também foi detalhada a retomada da vacinação a partir de segunda para pessoas com 60 ou mais, paralisada conforme reportei em Por que vacinação foi suspensa em Cachoeirinha; O ’fiasco’ de 103 de dezembro de 2020.
Assista à live
LEIA TAMBÉM
Nunca tantos morreram: março teve mais óbitos do que nascimentos; A virulência da COVID-19
Gravataí e Cachoeirinha: as novas regras para o comércio; 50 tons de bandeira cinza
6 meses para ’vacina municipal’: no conta gotas atual, 2 anos para imunizar Gravataí e Cachoeirinha