Prefeito passou a quinta-feira na capital federal em encontros políticos e técnicos; destaque para agendas na Saúde e sobre PPP que pode dar novo gás aos hospitais e o aeromóvel
Jairo Jorge passou a quinta-feira, 15, em Brasília. O 'agendão' do prefeito incluiu conversas com o presidente da Cãmara, Arthur Lira, a posse na Frente Nacional dos Prefeitos e conversas sobre PPP na Saúde e na Mobilidade – que podem trazer soluções para os hospitais da cidade e o aeromóvel, resgatado da gaveta com a volta de JJ à prefeitura.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | A política de Estado que uniu oposição e governo na Câmara de Canoas, pelo menos por um dia
CANOAS | Março com zero homicídios: a estratégia que segurou o crime no pior mês da pandemia
Reunião com o presidente da Câmara dos Deputados
No inicio do dia o prefeito de Canoas, se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. No encontro foram discutidas as ações da Prefeitura no enfrentamento à pandemia da Covid-19, investimentos na área da saúde e o que estamos fazendo para retomar a economia. Lira elogiou o projeto "Canoas Juro Zero", que vai trazer apoio financeiro para os microempreendedores da cidade, conforme o presidente da Câmara, a iniciativa precisa ser replicada em mais cidades pelo país.
Posse na Frente Nacional dos Prefeitos
Ainda pela manhã, Jairo Jorge tomou posse como vice-presidente de Relações Internacionais, da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Com a nova função o prefeito vai ter um papel fundamental nas negociações para a compra de vacinas contra a Covid-19. Cabe ressaltar que a FNP está lutando para adquirir mais vacinas, através de consórcio entre os municípios. Além disso Canoas integra a Granpal, outro consórcio que busca a aquisição de doses. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr Tedros Adhanom participou do evento através de uma mensagem enviada por vídeo, e demonstrou interesse em ajudar o Brasil no que for possível.
Encontro com o secretário-executivo do CONASEMS
Finalizando os compromissos da manhã o prefeito esteve em reunião com o secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Guimarães Junqueira, para articular iniciativas conjuntas e apresentar o trabalho da Prefeitura de Canoas no enfrentamento à pandemia.
Reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional
O chefe do Executivo canoense também esteve reunido com o diretor de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Maxwell Borges de Moura Vieira, onde foram discutidos os desafios que Canoas precisa enfrentar na área.
Encontro com o presidente do Senado
Para estreitar relações com o Congresso, no início da tarde o prefeito esteve reunido com o o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. No encontro foram apresentadas as potencialidades de Canoas, que é a 3ª maior economia do Rio Grande do Sul.
Reunião no Ministério da Saúde
Durante a tarde Jairo Jorge também se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz. Além de Canoas, o prefeito também estava representando a diretoria do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar). O encontro serviu para alinhar a forma de aquisição e distribuição de vacinas. Também foi destacado que Canoas tem a intenção de ajudar o Governo Federal. Os municípios da FNP tem como objetivo vacinar a população brasileira. Ainda na reunião o Ministério da Saúde apresentou o cronograma de aquisição e recebimento de vacinas, além disso o Governo Federal se comprometeu com o suporte logístico, caso se confirme a compra das doses pelos municípios da FNP, inclusive com o apoio das Forças Armadas se for preciso.
Encontro no Ministério da Economia
Em reunião na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, do Ministério da Economia, o prefeito buscou apoio para 3 áreas fundamentais para Canoas: saúde, mobilidade e iluminação pública.