Está mais fácil para empreendedores abrirem novos negócios em Gravataí. A partir de agora, a cidade faz parte da plataforma Tudo Fácil Empresas, em parceria com o governo do Estado, a Junta Comercial e o Sebrae/RS. Empresas individuais ou limitadas, de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário, podem ser regularizadas com um único acesso on-line, sem custos, em menos de dez minutos.
O anúncio foi feito pelo prefeito Luiz Zaffalon, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin e da presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (Jucis/RS), Lauren Momback.
– A cidade tem se destacado nesse segmento. Costumo dizer que ainda não inventaram nenhuma ferramenta social que seja melhor que o emprego. Com isso, queremos ser ainda mais ágeis na abertura de novas empresas e na geração de novos empregos – destacou Zaffa.
Gravataí está entre as cidades gaúchas com mais de 100 mil habitantes mais ágeis para liberar empreendimentos. Atualmente, a média é de 14 horas.
Lauren Momback salientou que o Tudo Fácil Empresas deverá resolver dois grandes problemas que historicamente os empreendedores enfrentam, o tempo elevado e o custo de abrir uma empresa. A partir de agora, os custos de abrir uma empresa de baixo risco estão zerados, já que as taxas de abertura da Jucis/RS e do alvará de funcionamento, da prefeitura, foram isentadas.
De acordo com Lauren, nenhum outro Estado tem essa plataforma.
– Retiramos a burocracia e o valor e transformamos dez etapas em uma única, a partir de um único portal de serviços, sem custos e com todas as inscrições necessárias. Tenho certeza de que é uma entrega que vai trazer grandes investimentos – afirmou.
Responsável por coordenar a implantação do Tudo Fácil Empresas em Gravataí, iniciado há seis meses, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), João Maria Lima de Campos, destacou a participação das demais secretarias, como Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Saúde e Administração, Modernização e Transparência, com a área de Tecnologia da Informação.
– O empenho dos secretários e dos servidores dessas pastas foi fundamental para todo esse processo – observou João Maria.
– Os empreendedores poderão fazer as solicitações e encaminhar permissões em tempo recorde, em no máximo dez minutos, e o melhor de tudo, com custo zero.
Na avaliação do secretário Maraschin, os municípios que largam na frente têm vantagem na atração de empreendimentos e Gravataí está de parabéns por ter aderido ao sistema.
– Que seja tão benéfico e gere resultado na ponta – disse.
O serviço pode ser solicitado por meio do portal de serviços da JucisRS clicando no link https://bit.ly/3zWDQWo
Entre os presentes estavam o vice-prefeito Dr. Levi Melo; o presidente da Câmara de Vereadores, Roger Corrêa; a presidente da Acigra, Cristina Pastro Pereira; o presidente do Sindilojas, José Rosa; secretários e vereadores.