Em sessão de autógrafos nesta segunda-feira, alunos da EMEF Granja Esperança lançaram dois livros em uma das maiores feiras da América Latina: a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento ocorreu no Espaço de Autógrafos Gerdau e contou com a presença de professores, do diretor da escola e familiares.
Os livros, escritos por cerca de 260 alunos de 10 turmas da escola, mostram a pureza das respostas das crianças e instigam uma reflexão sobre os sentimentos delas.
Foram produzidos dois modelos de livros, respeitando a etapa de desenvolvimento na aprendizagem, sendo o livro I para as turmas do Pré e 1ª ano, composto por escrita de frases e desenhos. Já o livro II conta com produções de escritas diversas (desenhos, frases, poesias rimadas, sentimentos vivenciados e a conceituação de sentimentos).
O professor Douglas Bones destacou a importância da escrita e da vinda deles em um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil.
– Acho importante trazer eles para esta realidade da Feira do Livro para eles terem essa compreensão da importância da escrita, de eles assinarem o livrinho deles dentro desse âmbito mais global… Nós trabalhamos por 4 meses em sala de aula, envolvemos as famílias, falamos sobre os sentimentos e realizamos diversas atividades para produzirmos estes livros – disse.
A temática de ambos livros são referentes aos diferentes tipos de sentimentos, onde cada professor construiu livremente suas propostas de atividades, apresentando assim, uma variedade de abordagens pedagógicas e a particularidade de cada uma das crianças. O projeto proporciona a reflexão dos alunos sobre o que sentem, além de abordar essa temática promovendo a aprendizagem das habilidades de escrita e leitura de maneira significativa.
O projeto foi idealizado em 2018 e colocado em prática pela EMEF Granja Esperança em 2022. A produção dos livros foi custeada pelas famílias dos alunos e pelo patrocínio das empresas: Rei do Churrasquinho, A Passarela dos Calçados, Super Rango, Norte e Sul Boteco & Restaurante, Mariany Luiz Cirurgiã Dentista, Loja Mairy. Maby Supermercados, OrthoDontic, Redemac Moro Fraga e Super Granjinha.
A cedência do Espaço de Autógrafos Gerdau na Feira do Livro de Porto Alegre, foi intermediada pela presidente do Instituto Cultural e Social Ágora de Cachoeirinha, Sônia Zanchetta.
Além desta atividade, os alunos das escolas da rede municipal fizeram uma visitação na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre.