Alimentação saudável, práticas corporais, saúde ambiental e saúde bucal. Esses são apenas alguns dos tópicos trabalhados no Programa Saúde na Escola (PSE), uma ação conjunta entre as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Smed) que visa à integração e articulação permanente entre as unidades de saúde e as instituições de ensino municipais. De janeiro a dezembro de 2023, um total de 3.726 ações foram realizadas, quantitativo que colocou Gravataí como o município do Rio Grande do Sul que mais realizou atividades do tipo no último ano.
– Esse alinhamento entre a Saúde e a Educação é fundamental para atingirmos índices tão positivos em ambas as pastas. Neste ano, continuaremos com diversas temáticas sendo contempladas, a fim de compartilharmos os conhecimentos e saberes entre as secretarias – destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Sentimento semelhante é registrado pela secretária municipal da Educação, Aurelise Braun, que reitera a importância e o impacto das ações para os alunos e seus familiares.
– O trabalho e a sinergia entre as escolas municipais e os serviços de saúde são essenciais para o avanço da nossa rede e da sociedade como um todo – ressalta.
Conforme os secretários, as ações do PSE proporcionam melhoria na qualidade de vida da população de Gravataí, especialmente para estudantes e suas famílias, tendo em vista que os alunos são multiplicadores das ações com seus pais e responsáveis, levando os conhecimentos adquiridos em sala de aula para as suas residências.
Da mesma forma, o PSE objetiva fomentar as ações e realizar um trabalho intersetorial, buscando fortalecer as ações na perspectiva do desenvolvimento integral para o enfrentamento das vulnerabilidades de crianças e adolescentes.
Além das ações nas escolas, que também trabalham temas como a verificação da caderneta de vacinação e a saúde mental, as secretarias possuem formações voltadas aos profissionais de saúde e a orientadores, professores e diretores das instituições de ensino, nas quais são discutidas temáticas levadas para dentro das salas de aula.
AO PSE NOS 10 MAIORES DO RS
1º GRAVATAÍ – 3.726 ações
2º PORTO ALEGRE – 2.928 ações
3º CANOAS – 1.605 ações
4º PELOTAS – 1.565 ações
5º SANTA MARIA – 1.397 ações
6º VIAMÃO – 1.023 ações
7º NOVO HAMBURGO – 982 ações
8º CAXIAS DO SUL – 935 ações
9º RIO GRANDE – 913 ações
10º SÃO LEOPOLDO – 296 ações