crise do coronavírus

Área Azul suspensa e multas perdoadas em Gravataí: vereadores vão à Justiça; Não acho uma boa causa

A bancada do PSD – Cláudio Ávila, Bombeiro Batista e Anna Beatriz – vai acionar a justiça na segunda-feira para pedir a suspensão da cobrança dos estacionamentos rotativos, a Área Azul, e o perdão de multas já aplicadas, enquanto Gravataí estiver na bandeira preta.

Não concordo, mas tenho uma sugestão para o prefeito Luiz Zaffalon atendê-los.

Um pouco de contexto.

– Entendemos que o serviço arrecadatório não é essencial e coloca em risco de exposição seus profissionais e usuários, em meio ao período mais grave da pandemia, com troca de valores, provável toque de mãos e sem respeitar o distanciamento social. Não podemos colocar a arrecadação acima da vida das pessoas – argumentou em post Cláudio Ávila na noite deste sábado.

O líder da bancada acrescenta que “com o crescimento exponencial do número de internações hospitalares, a cobrança da área azul atrapalha familiares e prováveis pacientes que necessitam estacionar no entorno do Hospital de Campanha ou do Dom João Becker para acompanhar seus entes queridos”.

Para a sustentação jurídica o polêmico advogado – que chamo Dr. Golpeachment, porque em 2011 foi o idealizador do impeachment da prefeita de Gravataí Rita Sanco e em 2019 salvou da cassação o prefeito de Cachoeirinha Miki Breier – vai usar a analogia com o funcionamento de estacionamentos privados, que seguem proibidos em todo Rio Grande do Sul.

Não acho uma boa causa.

Suspeito que a suspensão da Área Azul incentiva o estacionamento no Centro, em um momento no qual se busca diminuir ao máximo a circulação de pessoas.

Permite uma sensação de normalidade que não existe neste momento, onde há 45 pacientes para 10 leitos com respiradores no Hospital de Campanha e as 20 UTIs do Dom João Becker/Santa Casa estão ocupadas.

A situação é de colapso, como já tratei nesta sexta em Lockdown maior em Gravataí e Cachoeirinha: ’A situação é de desespero’, diz Zaffa; Associo-me ao ’mimimi’. E a explicação do governo é justamente essa, como você assiste ao prefeito na live que reproduzo no final do artigo.

Não tem nada a ver com arrecadação, até porque mesmo em tempos de comércio bombando os valores são ínfimos frente ao Orçamento da Prefeitura.

Vou além, e aqui falo com toda seriedade que o momento exige: Zaffa até poderia atender aos vereadores, mas fechando o Centro, como acontece em São Leopoldo, onde houve interdição da Independência, avenida principal da cidade, e, neste sábado e domingo, foi imposto um lockdown mais restritivo inclusive para supermercados.

Ficando tudo como está, lembro que é possível regularizar o estacionamento em até 48 horas, em caso de não pagamento no local, em um dos 16 parquímetros, na opção “regularizar”, informando a placa do veículo. O sistema oferece ainda o aplicativo Digipare, disponível tanto para android quanto para IOS, para o motorista fazer a compra de créditos antecipada.

Ao fim, os parlamentares estão dentro de suas prerrogativas e vão ganhar likes, já que atendem uma reclamação viral no Grande Tribunal das Redes Sociais. Mas reputo com essa causa da Área Azul não ajudarão muito a diminuir a circulação de pessoas nas áreas de maior movimentação comercial.

 

Assista a live de Zaffa

 

LEIA TAMBÉM

Lockdown maior em Gravataí e Cachoeirinha: ’A situação é de desespero’, diz Zaffa; Associo-me ao ’mimimi’

O pior dia de nossas vidas: nunca se morreu tanto em Gravataí; ’Pelo amor de Deus, não temos mais como atender às pessoas infectadas’, apela prefeito.

Quatro vezes mais vidas perdidas, 5 infectados por hora e 73 na fila por leitos em Gravataí; Lockdown ou festas e compras em Hiroshima

7 a cada 10 morrem na UTI: ’É preciso reduzir ao máximo a circulação das pessoas nos próximos dias’, diz superintendente do Hospital Dom João Becker

Superlotação e explosão de 400 por cento nas internações: Zaffa faz o que pode, Miki erra; ‘A onda está estourando em nossas cabeças’

O preocupante dia seguinte à COVID; Em Gravataí são 10 mil potencialmente sequelados

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade