BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Mudança no PRD: sai Sabin, entra Rafinha; o ‘cavalinho-de-pau’ que faz Márcio Freitas o prefeiturável da vez

Aliados de Márcio Freitas assumiram nesta quinta, 27, o comando do PRD de Canoas: vereador deve, inclusive, ser candidato a prefeito em outubro. Foto: Divulgação

Guinada no PRD prioriza candidatura majoritária do vereador mais votado de 2020. Novo presidente fala em diálogo e “coalizão sem colisão” com ex-comandate do partido

Está feito: Rafael Silva, o Rafinha, é o novo presidente do PRD, o Partido da Renovação Democrática, em Canoas.

Simone Sabin, que havia assumido o bastão ainda durante a convalescência do moribundo PTB, ficou para trás. A decisão de troca no comando da sigla foi comunicada na noite desta quinta-feira, 27, pelo presidente estadual do partido, Elizandro Sabino — até então, parceiro de Sabin. Nem a o indicativo de que ela concorreria à prefeitura, dado no início da semana e confirmado pelo blog, salvou seu mandato na presidência.

A decisão claramente prioriza “quem tem voto”: os vereadores, no caso, Márcio Freitas e Leandro Moreira, que ingressaram no partido na janela de março. Rafinha, para quem ainda possa ter dúvidas, é o braço-direito de Márcio e já trata ‘o chefe’ como candidato a prefeito.

“Essa é a intenção, sim. Fazer o partido crescer, apoiar nossa nominata de vereadores. Temos condições de eleger três para a próxima legislatura”, avalia Rafinha.

Simone vinha sendo um pepino para a política de Márcio e Leandrinho, declarados como oposição a Jairo Jorge. Sabin, por sua vez, pregava neutralidade. A certo momento, até cogitou apoio ao prefeito — até que se viu obrigada a lançar a própria candidatura como forma de manter o controle do partido. A articulação de Márcio, no entanto, resultou no inevitável: em ano de eleição, manda quem ‘busca os votos’. 

“Queremos ela conosco, não estamos desprezando ninguém. Seria uma ótima candidata a vereadora na nossa nominata”, convida Rafinha. Segundo ele, o boato de que haveria uma debandada de pré-candidatos com a destituição de Simone Sabin não se confirma. “Quando os vereadores Márcio e Leandrinho vieram, trouxeram muita gente com eles para esse projeto novo. Ex-secretários, ex-subprefeitos, ex-vereadores.. e todos estão dispostos a concorrer”, garante.

Tendência do momento é que, há menos de um mês para abertura dos prazos das convenções municipais, Márcio se afirme como candidato para buscar parcerias. “Deputado Busato faz um excelente trabalho pela cidade e tem um partido forte, assim como o PP”, cita Rafinha. 

Parece que o PRD já sabe com quem quer ir.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade