A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) promoveu a terceira edição do acidente simulado em Gravataí. A ação realizada na parada 74 da Avenida Dorival de Oliveira reproduz uma colisão com vítimas gravemente feridas para oferece uma reflexão visual sobre os riscos gerados quando motoristas e pedestres assumem postura imprudente no trânsito.
Conforme o secretário da Semurb, Guilherme Ósio, o olhar atento de quem passou pelo local gera conscientização, diminuindo as ocorrências.
– Esta é uma das apostas da Prefeitura de Gravataí para reduzir os acidentes neste carnaval: mostrar que toda ação gera uma consequência – disse.
O prefeito em exercício Dr. Levi Melo acompanhou a ação e destacou a importância da prevenção.
– No carnaval os acidentes aumentam sobremaneira. Hoje é uma simulação, mas pode ser real se não ocorrer a conscientização sobre os perigos do abuso do álcool e da velocidade – disse.
Por duas horas, a Dorival viveu os passos que sucedem um acidente violento envolvendo um veículo: carro batido, vítimas feridas e veículo de resgate a postos. Enquanto a simulação era desenvolvida, o time do Setor de Educação para o Trânsito (SET) agia em prol da conscientização por meio de faixas e cartazes.
– Este simulado mostra à população a dimensão do perigo. As pessoas que passam pelo local vão para a casa com as imagens do que viram na cabeça, pensando sobre segurança no trânsito – destaca a coordenadora do SET, Lislaine Carvalho.
A campanha pelo trânsito seguro neste carnal em Gravataí também inclui blitz informativas e a exposição de um automóvel destruído pela violência de um capotamento. O veículo acidentado está exposto na Rótula do Ginásio Aldeão, na intercessão da Avenida Centenário com a Rua Adolfo Inácio de Barcelos. No local também foram colocadas faixas alertando para os perigos da imprudência ao volante.
De acordo com a coordenadora do Setor de Educação para o Trânsito (SET), Lislaine Carvalho, neste período festivo ocorre aumento de aproximadamente 30% no número de acidentes no Brasil.
– A movimentação elevada de veículos, o consumo de bebida alcoólica e o excesso de velocidade formam uma combinação fatal, seja em estradas ou vias urbanas. É um problema que se amplia durante o carnaval e por isso redobramos a atenção – afirma a especialista.