As fortes chuvas registradas ultimamente no Rio Grande do Sul, associadas às altas temperaturas com a proximidade do verão, representam um ambiente propício para possíveis criadouros do mosquito da dengue. Por conta disso, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recomenda alguns cuidados para eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, tais como eliminar os pratos de vasos de plantas com areia, guardar pneus em locais cobertos e manter-se atento com o acúmulo de lixo.
– É muito importante que as pessoas façam a sua parte, não deixando água parada, bem como seguindo todas as recomendações preventivas – destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito, causando maior disseminação da doença.
Conforme o Ministério da Saúde, o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. A Vigilância em Saúde (Viemsa) de Gravataí, ligada à SMS, reforça, no entanto, que as atividades de prevenção a focos do mosquito da dengue são constantes e diárias no município, como o monitoramento de pontos estratégicos, as ações de educação com a comunidade, o atendimento às denúncias e as capacitações sobre o tema a servidores que atuam com a demanda.
O órgão também lembra que é essencial a colaboração de cada morador para que o vetor da dengue seja contido, fazendo com que a localidade esteja resguardada da doença. Cerca de dez minutos de atenção por semana são suficientes para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, visto que apenas com esse tempo já é possível fazer a limpeza de locais onde os mosquitos podem se reproduzir.
SIGA AS DICAS
Como eliminar focos do mosquito transmissor da dengue
: Mantenha a caixa d’água bem fechada;
: Evite água parada, em qualquer época do ano;
: Preencha os pratos de vasos de plantas com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e faça sempre a manutenção de piscina;
: Guarde pneus em locais cobertos;
: Mantenha a lixeira bem fechada e descarte o lixo corretamente;
: Remova folhas e objetos das calhas;
: Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
: Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais de forma periódica.
Sintomas da doença
: Dor de cabeça;
: Febre alta, acima de 38ºC;
: Dores musculares e nas articulações;
: Manchas vermelhas na pele;
: Dor atrás dos olhos;
: Náuseas e dores abdominais;
: Em casos mais graves, pode haver hemorragia e perda de líquido.
Boletim epidemiológico
Conforme o mais recente boletim epidemiológico da Viemsa, Gravataí confirmou 372 casos de dengue, sendo 370 contraídos na cidade e dois importados.
Dos 866 casos notificados, 452 foram descartados e outros 42 estão em análise.
Até o momento, o município registrou um óbito em decorrência da doença.
A recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima em caso de algum sintoma.