certificação

Compromisso selado com o meio ambiente

Homenageados e vereadores fizeram pose para foto depois da entrega do troféu Selo Compromisso Ambiental 2017

Cerca de 150 pessoas – entre homenageados, convidados e funcionários das organizações empresariais, instituições públicas e educacionais, entre outras – assistiram na noite de ontem (29/6) a cerimônia de entrega do troféu Selo Ambiental 2017, na sede do Legislativo municipal.

O reconhecimento a quem desenvolve – comprovadamente – projetos voltados à preservação ambiental foi criado na Câmara de Vereadores de Gravataí forma de resolução, em 2009, a partir de uma proposição da ex-vereadora Anabel Lorenzi (PSB).

Ao todo foram premiados 17 projetos numa sessão solene que iniciou às 19h53min e se encerrou às 20h45min, comandada pelo vereador-presidente, Nadir Rocha (PMDB). Rafael Evaldt, vice-presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA) representou a Prefeitura.

O presidente da Câmara lembrou que neste ano o Selo Compromisso Ambiental alcançou o recorde de 17 projetos, e disse esperar que esse número seja crescente, ano após ano, evidenciando o compromisso de toda a comunidade para com o meio ambiente.

— Que todos que serão reconhecidos sintam-se homenageados por toda a comunidade, afinal, nesta casa somos 21 vereadores e representamos na Câmara a totalidade da população de Gravataí – disse Nadir.

 

LEIA TAMBÉM:

15 entidades vão receber o Selo Ambiental nesta quinta
 

Os projetos

 

Da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

Projeto: APDD – A percepção e a descoberta do despercebido

: O projeto APDD é destinado aos jovens e adultos com deficiência intelectual ou múltipla e tem como objetivo o desenvolvimento e a inserção de pessoas especiais na sociedade, utilizando o Meio Ambiente como instrumento e tornando-os ativos e atentos às novas descobertas, fortalecendo a autoestima e a qualidade de vida.

 

Tamborsul Indústria e Comércio de Embalagens Ltda.

Projeto: Fabricação de bombonas plásticas a partir de processos de descontaminação e reciclagem de plásticos contaminados com resíduos perigosos

: O projeto viabilizou uma nova unidade interna de moagem, lavagem, secagem e extrusão para produção de pellets plásticos, reduzindo desta forma os custos de fabricação de bombonas recicladas, melhorando as questões de qualidade e fomentando o desenvolvimento sustentável através de reciclagem interna de produtos provenientes de fontes não renováveis.

 

Multisolv Química Ltda.

Projeto: Fabricação de tintas a partir de reciclagem de borras de tinta

: O projeto viabilizou a implantação de uma nova unidade de reciclagem de borras de tinta para produção de tintas recicladas tipo fundos serralheiros, reduzindo desta forma os custos de destinação final de resíduos e gerando uma nova receita através da comercialização desta tinta reciclada, além de fomentar o desenvolvimento sustentável através da reciclagem de produtos provenientes de fontes não renováveis.

 

Escola Estadual de Ensino Fundamental Etelvina Silveira Vieira

Projeto: Somos todos Etelvina pela preservação do meio ambiente e qualidade de vida

: O projeto tem como objetivo despertar nos alunos o interesse pela preservação do meio ambiente, explorando a criatividade e a reciclagem como forma de conscientização de toda a comunidade. Visa ainda a melhoria da qualidade de vida. Este projeto é realizado através de oficinas nas quais as crianças têm a oportunidade de explorar diversos materiais recicláveis através de sua criatividade e imaginação.

 

Colégio Cenecista Nossa Senhora dos Anjos – GENSA

Projeto: EcoGensa

: O projeto busca a formação de um grupo de alunos para trabalhar a educação ambiental como fonte transformadora do jovem e do adulto, utilizando a sua inteligência e criatividade na solução dos mais complexos problemas da natureza.

 

Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti

Projeto: Tuiuti Ecologia

: O projeto tem como objetivo promover a educação ambiental aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti. Visa motivar e sensibilizar a comunidade escolar a ser agente da mudança não somente ambiental,  mas social, conscientizando sobre os problemas ambientais, sociais e convidando a se engajar nas melhorias, tanto na escola como na comunidade, proporcionando um ambiente mais sustentável, saudável e cooperativo. A ideia é promover a oportunidade prática do desenvolvimento ecológico social.

 

Sindilojas Gravataí – Sindicato do Comércio Varejista de Gravataí

Projeto: Amigos do planeta

: O projeto tem como objetivo implementar práticas de gestão de reconhecida excelência, desenvolver ações de responsabilidade socioambiental, o desenvolvimento econômico e social sustentável, e liderar a comunidade empresarial do comércio de bens e serviços para, até 2020, a entidade ser reconhecida como influenciadora do desenvolvimento sustentável dos municípios de Gravataí e Glorinha.

 

Senac Gravataí

Projeto: Senac Educa – Programa de Educação Ambiental para uma cidade mais sustentável

: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um Programa de Educação Ambiental para uma cidade mais sustentável, dentro da instituição e em diversos setores da sociedade. Prevê para isso a utilização de diversas temáticas com foco na educação ambiental, visando o desenvolvimento da consciência ecológica, sustentabilidade e contribuição social.

 

RGE – Rio Grande Energia

: A RGE implantou em 2002 um sistema de gestão ambiental. A estrutura das instalações administrativas da empresa têm foco na mitigação de impactos ambientais, bem como na redução de riscos ambientais em seu sistema elétrico de distribuição de energia.

 

Sociedade de Caça e Pesca de Gravataí e Associação Gravataiense de Canoagem e Ecologia

Projeto: Amigos da AGCE

: O projeto Amigos da AGCE tem objetivo de levar a comunidade de Gravataí e outras cidades a conhecer a realidade do Rio Gravataí e desmistificar as meias verdades a seu respeito. Como a de que ele é um dos rios mais poluídos do país – mas na verdade ele não é de todo afetado. Existem no rio áreas de rica beleza, que através da canoagem podem ser conhecidas. O projeto também realiza um trabalho de plantio de árvores nativas e recolhimento de resíduos às margens do rio.

 

Gabinete da Primeira-Dama – Prefeitura Municipal de Gravataí

Projeto: Gravataí, eu faço por ti

:  O projeto visa a conscientização da comunidade sobre a preservação do meio ambiente, somando esforços da prefeitura e da sociedade civil. Uma das principais atividades é o plantio de flores onde antes era descartado lixo de forma irregular. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Também fazem parte as iniciativas da Agenda 21 Escolar, implantação da coleta seletiva nas escolas, criação de pontos de entrega voluntária de óleo vegetal pós-consumo e eletrônicos, estimular a construção de composteiras nas escolas, assim como hortas escolares, cultivo de plantas medicinais, mutirão de limpeza e conscientização, projeto Guardiões do Rio Gravataí, banco de sementes nativas, e incentivo à agricultura familiar e de sementes crioulas.

 

Escola de Ensino Médio Dora Dimer

Projeto: Culinária Sustentável – O desperdício de comida, a fome mundial e a necessidade de mudanças

: O projeto tem por meta conscientizar a comunidade escolar sobre o desperdício descontrolado de alimentos, o uso excessivo dos recursos naturais e a fome. Os principais objetivos são estimular a prática de atitudes simples que podem reverter em economia de alimentos e recursos naturais; vivenciar e orientar a prática de separar o lixo orgânico de papel limpo, vidros, plásticos, metais e outros resíduos inorgânicos em nossa escola e na comunidade escolar; realizar o reaproveitamento alimentar no refeitório da escola, enriquecendo preparações e diminuindo o lixo orgânico; realizar o reaproveitamento do óleo de cozinha na produção de sabão; criar receitas com os alunos para que vivenciem o sentido da culinária sustentável; reduzir a utilização de sacos de lixo plástico, produzindo sacolas ecológicas; cultivar temperos e chás em uma horta vertical para uso dos alunos no refeitório da escola.

 

Escola de Ensino Médio Dora Dimer

Projeto Educacional Por um Mundo Mais Bacana

: O projeto faz a coleta de matérias recicláveis; a confecção de lixeiras para coleta seletiva; a confecção de brinquedos com materiais recicláveis; a confecção de máscaras de animais; horta vertical na escola; festa do verde; reciclagem de pneus para confecção da horta; elaboração de vídeos entre as famílias dos alunos.

 

Escola de Ensino Médio Dora Dimer

Projeto Educacional Reciclagem do Lixo Mudando o Futuro

: O projeto envolve alunos, pais, professores e comunidade escolar. Foram feitas hortas familiares; horta em pneus na escola; horta vertical na escola; porta moedas com garrafa pet; brinquedos com garrafas de detergente e portas-retrato de jornal. Houve a elaboração de um vídeo entre as famílias dos alunos, o qual proporcionou um convívio excelente, além da preservação do meio ambiente.

 

A MENSAGEM

 

O vice-presidente da FMMA, Rafael Evaldt, discursou ao final da solenidade. Confira parte do que ele disse.

 

— (…) é preciso que nos atentemos ao futuro da nossa humanidade. Aderir a hábitos mais sustentáveis é um compromisso de todo o cidadão a fim de contribuir com uma sociedade mais consciente e responsável.

— Para isso, buscamos promover a educação socioambiental dentro do ambiente escolar, garantindo uma percepção mais crítica sobre a reciclagem do lixo, economia de recursos, dentre outros assuntos voltados a esta temática.

— Temos total ciência de que estes hábitos não podem ser impostos de forma imediata. A sustentabilidade nada mais é que uma transformação e deve ser despertada pouco a pouco. (…)

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade