Lembrado em 27 de novembro, o Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença, o tratamento e as medidas preventivas. Podendo ser solicitada em todas as unidades de saúde de Gravataí, a mamografia é um importante e fundamental exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama, tumor ginecológico mais prevalente na população feminina brasileira, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Além da solicitação do exame, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém ações de prevenção, detecção precoce e rastreamento da doença para o público-alvo durante o ano inteiro.
A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um mamógrafo, equipamento de raios X capaz de identificar alterações suspeitas. Durante o exame, as mamas são comprimidas para que o radiologista consiga avaliá-las com maior precisão.
De acordo com o Ministério da Saúde, a realização da mamografia de rastreamento – quando não há sinais nem sintomas – é recomendada para mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos (quando não mostrar alterações), como forma de identificar o tumor antes do surgimento de sintomas.
A SMS ressalta que mulheres com nódulo na mama, secreção nos mamilos, alterações da pele na região das mamas e/ou nódulos nas axilas devem procurar imediato atendimento na unidade de saúde de referência, independente da faixa etária e do histórico familiar. Se diagnosticado precocemente, o câncer de mama apresenta altas taxas de cura e de tratamento.
Além disso, é importante que as mulheres observem suas mamas quando se sentirem confortáveis para isso, seja no banho, seja no momento da troca de roupa, seja em situações do dia a dia. O sintoma mais comum do câncer de mama é o caroço (nódulo) no seio, podendo ou não ser acompanhado de dor.
Entre as ações municipais para o acompanhamento dessa temática, está a captação oportuna de mulheres do público-alvo que buscam a unidade de saúde por outras demandas, em especial nas campanhas do Março Lilás e do Outubro Rosa, focadas no cuidado e na atenção à saúde da mulher. Ao encontro disso, o município conta com o programa Saúde na Hora em nove unidades de saúde (USFs Breno Garcia, Cohab C, Nova Conquista, Princesa Isabel, São Vicente, Neópolis, Parque dos Eucaliptos, Parque dos Anjos e Barro Vermelho), com horário estendido de atendimento até as 19h, sem fechar ao meio-dia, como forma de alcançar aquelas que não conseguem acessar os serviços de saúde durante determinados horários.
Prevenção
A SMS reforça ainda a importância de hábitos saudáveis no dia a dia para auxiliar na prevenção da doença, tais como praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, amamentar o máximo de tempo possível e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo.
Algumas unidades de saúde contam com grupos de caminhada, de alimentação saudável e de diabetes e hipertensão, a fim de mitigar diversas enfermidades.
Para mais informações sobre dias e horários dos encontros, consulte a sua unidade de referência.