Aniversário
No sábado, dia 4, teve festa com produção requintada para comemorar os 15 anos de Maithê Kovara Jung. A confraternização teve lugar na casa de eventos Pátio 115, no Distrito Industrial de Cachoeirinha. Maithê, que adora cachorros, o Grêmio, curte a boa gastronomia da Serra Gaúcha e pretende se formar em Ciências Jurídicas, é filha de Ernesto Adelino Jung e Ângela Maria Kovara Jung, que também são papais Mariana Kovara Jung.
Sessão de autógrafos
: A professora Isabel Mombach vai autografar o seu livro A História do Wilkens – Wilkens na História, no próximo dia 15, às 15h, na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, no Pavilhão dos Escritores. A obra conta a história do colégio Carlos Wilkens, um dos mais tradicionais educandários municipais de Cachoeirinha.
: Outro escritor que tem marcado presença na Feira do Livro de Porto Alegre é Edson Pedro. O autor de Ele, Legalidade, Reencontros, Veredas e Transgressão Legitimada – O Afrodescendente e a Loucura, transita diariamente em meios às dezenas de estantes, na Praça da Alfândega, conferindo a produção literária dos colegas ou apreciando discos de vinil com verdadeiras raridades musicais. Nos anos 80, Edson Pedro trabalhou na prefeitura de Cachoeirinha, onde foi coordenador da Biblioteca Monteiro Lobato.
Motivos para brindar
Quem disse que para brindar à vida é imprescindível que haja uma ocasião especialíssima? Anderson e Neca Coimbra encontram motivos todos os dias para celebrar, principalmente depois da chegada da filha Isabella. E vez por outra o casal simplesmente decide jantar em lugar bacana para fugir das armadilhas da rotina e renovar os votos de camaradagem e cumplicidade afetiva. No sábado à noite a experiência gastronômica de Neca e Anderson foi no Coco Bambu Restaurante, em Porto Alegre. Drinques na “abertura dos trabalhos” e sequência de comidinhas típicas do Nordeste. Fica a dica…
Doces ou travessuras?
O Instituto Intercultural de Línguas Estrangeiras, afiliado à rede Mais Idiomas, em Cachoeirinha, promoveu o Happy Halloween com alunos dos módulos iniciais, na semana passada. Uma das atividades extra-classe foi se fantasiar de monstrinhos, circular por algumas salas do Centro Comercial Flores da Cunha e assustar os comerciantes em seus locais de trabalho, onde perguntavam em tom de ultimato: “Doces ou travessuras?”. Claro, para evitar as travessuras os monstrinhos recebiam doces e saiam faceiros da vida.
O lado doce da vida
A professora Vera Mattos e o marido, Cristiano Gasparini, encontraram o lado doce da vida. E tal não se restringe ao campo afetivo, tão somente. Eles descobriram que a produção de trufas artesanais é um bom negócio para incrementar a renda familiar. O que começou como acessório financeiro já está se tornando a principal fonte de financiamento dos empreendedores. Claro, dá trabalho. Mas também rende satisfação. Assim, a Royal Trufas se estabelece em um nicho de mercado onde clientes exigentes buscam qualidade e exclusividade. E disso Vera e Cris entendem.
Razões para o riso
Na semana passada Irani Teixeira, que foi vereador pelo PC do B em Cachoeirinha, encontrou-se com a deputada estadual Manuela D’Áavila na renovação do Diretório Estadual do partido, em Porto Alegre. Na ocasião os integrantes da alta direção comunista no Rio Grande do Sul já sabiam que a parlamentar gaúcha seria guindada à condição de presidenciável, como foi anunciado no final de semana. Um dos desdobramentos iniciais da postulação dos comunistas é o fato de se descolarem do Partido dos Trabalhadores, pelo menos no primeiro turno das eleições majoritárias em 2018. Isso é o que aponta a “fotografia” do momento. Mas, como Manuela é uma figura com passagem marcante pelo Congresso Nacional, o lançamento de sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto é um dos destaques da semana na direção da “corrida presidencial”.
Emblemático
O prefeito de Cachoeirinha, Miki Brier, não encontrou espaço na agenda para marcar presença na posse do deputado federal José Stédile como presidente regional do Partido Socialista Brasileiro, transcorrida em Porto Alegre na semana que passou. Miki apoiou Beto Albuquerque para continuar no comando do partido, mas Stédile, o Gringo, fez o que sabe fazer com maestria: correu por fora e se estabeleceu. Marco Barbosa, que é presidente da Câmara de Vereadores neste lado de cá da ponte, cunhado do professor Breier e tem aspirações de se tornar candidato a deputado estadual nas eleições do próximo ano, foi abraçar o novo comandante dos socialistas, na foto juntamente com a também vereadora Jack Ritter. E postou em sua página de rede social que “acredita em uma política partidária transformadora e capaz de colocar a ética e os valores humanitários em primeiro lugar”. Obviamente, o texto é uma saudação aos novos dirigentes do PSB/RS. Pois, esse movimento de Barbosa é a prova provada do quão dinâmico é o motor que faz girar a roda da política. Além de costurar as relações políticas que começam a mostrar as entranhas, Miki e Marco precisam harmonizar os laços familiares. Sangrar neste campo não fará bem a ambos. É hora da imposição dos valores perenes sobre os transitórios. A conferir…
Tudo azul
Fitas azuis e uniformes da mesma cor usados pelos colaboradores do Sindilojas Gravataí dão o tom do envolvimento da equipe do Sindicato dos Lojistas, comandado pelo empresário José Rosa, nas ações do mês de novembro e que têm como foco a saúde do homem. É também mais um apelo contra o preconceito em relação ao tão necessário exame preventivo do câncer de próstata. Com o tema “Saúde também é coisa de homem”, o Sindimulher – braço feminino do sindicato patronal – promove no próximo dia 13, às 20h, na sede da entidade classista, um encontro com os médicos Marcelo Leone e Alessandro Linder para discutir o tema. Também o Corpo de Bombeiros de Gravataí, sob comando do capitão Daniel Moreno, complementará a palestra com dicas de primeiros socorros. O evento para tratar da saúde do homem tem como parceiros a Mega Office Contabilidade e a Concremold. Cada participante deverá levar um quilo de alimento não perecível que será destinado às ações sociais do Sindilojas.