No período de janeiro a junho de 2020, houve um aumento de 129% nos atendimentos de ocorrências pela Guarda Municipal, comparado com o mesmo período do ano passado.
– O pico do crescimento começou a ser registrado a partir do mês de março, devido ao estado de calamidade pública decretado no município em virtude da pandemia do COVID-19 – explica o prefeito Miki Breier.
Segundo o Setor de Inteligência da Guarda, foram 2.040 Boletins de Atendimentos, sendo 826 fiscalizações referentes ao cumprimento dos decretos de enfrentamento à COVID-19.
– São muitas denúncias, principalmente de aglomerações em jogos de futebol, bares, restaurantes, mercados, lojas, atividades essenciais e não-essenciais – diz a secretária de Segurança e Mobilidade, Tatiana Boazão.
Ainda de acordo com o balanço, foram 338 pessoas abordadas, 133 operações (Trabalhador e integradas com Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Agentes de Trânsito), 115 Assistências/Apoio (Direção de escolas, Conselho Tutelar, Assistência Social, Secretaria de Saúde, Meio Ambiente, Brigada Militar, etc), 43 Prisões, 25 Veículos Recuperados (Furto/Roubo), duas Armas de Fogo Apreendidas e duas pessoas desaparecidas localizadas.
A Guarda Municipal realiza o trabalho ostensivo e preventivo em toda a cidade, atuando como canal oficial de denúncias e fiscalização do cumprimento dos decretos, com rondas de rotina e operações para garantir a segurança do município.
Denúncias podem ser realizadas pelos números 3469-5311 ou pelo WhatsApp 99250-7954, ou ainda através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) pelo 153.