Na tarde da última sexta-feira, 17, o espírito de solidariedade se fez presente na Praça da Bíblia, no centro, o que reforça o amparo socioassistencial dos mais atingidos pelas consequências das baixas temperaturas e da crise do coronavírus. Quem passou em frente ao local pôde perceber a presença do mascote “Quentucho”, além da grande movimentação de veículos com sacolas para serem doadas no primeiro drive-thru da Campanha do Agasalho, uma iniciativa da Prefeitura de Gravataí por meio do Gabinete da Primeira-Dama Patrícia Alba em parceria com a Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS).
Os diversos cobertores, casacos, calçados e meias foram recebidos por Patrícia Alba, pelo titular da SMFCAS, Luis Stumpf, e por demais funcionários da pasta. Após triagem, parte das peças arrecadas terão destino à Rouparia (Rua Coronel Fonseca, 162), podendo ser retiradas pela população em vulnerabilidade diretamente no endereço. O restante dos itens será encaminhado para os usuários dos serviços assistenciais da prefeitura, como abrigos e albergue.
– É emocionante ver que o pessoal está unido para manter aqueles com menos condições aquecidos. O drive-thru foi pensado com o objetivo de amenizar as dificuldades neste momento tão complicado pelo qual estamos passando: é uma corrente, e cada um se apoia como pode – disse a primeira-dama.
– Agradeço a participação de todos neste projeto, que conseguiu atrair diversos cidadãos até a Praça da Bíblia logo na sua primeira edição – completou Patrícia Alba.
De acordo com Luis Stumpf, a pasta da assistência social está trabalhando para que mais ações como esta sejam possibilitadas em outros locais do município no futuro:
– Os carros com doações de agasalhos chegavam a todo minuto e, devido ao grande acolhimento da ação por parte da comunidade, possivelmente haverá mais drive-thrus em outras regiões de Gravataí. Queremos que as pessoas que moram em bairros mais distantes do centro também possam participar – explicou o secretário da SMFCAS.
Multiplicadores do bem
Profissional da saúde no município, Maria Camargo esteve entre os participantes do drive-thru:
– Instiguei o pessoal lá de casa a tirar do armário o que não usava mais, porque tem muita gente precisando neste frio. Conseguimos reunir cerca de 100 roupas de inverno para esta ação da Campanha do Agasalho. Acho que é um dever da sociedade ajudar os que tem menos, principalmente agora com a covid.
As doações também vieram da Sociedade Espírita Clarão da Luz, localizada na Cohab A. Eva Mirella da Silva, coordenadora do local, mobilizou os integrantes do centro, que arrecadaram em torno de 80 peças.
– Estamos muito felizes de poder contribuir com este gesto de amor ao próximo – disse.
Comerciantes juntos no combate ao frio
A loja de roupas Herry Man, no centro, está promovendo uma iniciativa de incentivo à Campanha do Agasalho aos clientes: um casaco ou jaqueta usados valem até R$ 200,00 na compra de uma nova peça. Sendo assim, representantes da loja estiveram presentes no drive-thru e fizeram a entrega das dezenas de roupas arrecadadas até o momento.
Localizada no Gravataí Shopping Center, a loja Soul Rio Beach, que também trabalha com a venda de roupas, doou diversas sacolas de agasalhos através da contribuição de estabelecimentos comerciais parceiros.