Há pouco mais de 20 dias da data marcada para colocar em funcionamento todo aparato que envolve a administração da Freeway (BR-290), a concessionária CCR Via Sul – braço do Grupo CCR que venceu a licitação de 1º de novembro passado – corre contra o tempo para deixar tudo pronto, principalmente nas praças de pedágio de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha.
Mais de 150 homens estavam literalmente suando o macacão ao sol de quase 38 graus da tarde de hoje (22/1) fazendo a demolição, reconstrução, instalação, limpeza e pintura, entre outros serviços, para acionar a cobrança dos pedágios a partir da zero hora do dia 15 que vem, uma sexta-feira, mesma data em que todos os serviços serão ativados.
As atividades estão concentradas desde o dia da assinatura do contrato entre o governo federal e o Grupo CCR, no dia 14 deste mês, na recuperação das praças de pedágio. A de Gravataí teve até uma das cabines parcialmente destruída pelo fogo depois da colisão de dois veículos quando um deles acabou se incendiando, dia 10 de dezembro passado. Os consertos envolvem também as bases operacionais que ficam junto dos pedágios.
Sotaque carioca
No canteiro de obras ninguém está autorizado a falar pela CCR Via Sul, nem mesmo o encarregado, um carioca que disse – com o acentuado sotaque de quem é natural do Rio de Janeiro – estar sofrendo “com esse calor escaldante que faz aqui no Sul”. Segundo ele, os funcionários são de várias empresas e tem gente de outros estados do Brasil.
Em um dos estacionamentos da praça de pedágio de Gravataí já foi possível ver, agora à tarde, pelo menos cinco camionetes e dois veículos leves que serão utilizados em serviço na Freeway. Em outro ponto estão estacionados guinchos pesados e outros veículos de apoio, para limpeza e manutenção do trecho entre Porto Alegre e Osório.
Nova Freeway
A CCR Via Sul não vai utilizar grande parte da estrutura e equipamentos que eram empregados pela Concepa no monitoramento e manutenção da Freeway até o final da tarde de 3 de julho do ano passado, quando findou o contrato de 20 anos, mais um ano de prorrogação, e as cancelas dos pedágios foram erguidas.
Por exemplo, as câmeras de vídeo-monitoramento da estrada serão substituídas por outras, mais modernas e ditas inteligentes. São equipamentos com sistema de Detecção Automática de Incidentes (DAI) que direciona as câmeras para eventuais anormalidades verificadas no trecho que está sob seu alcance.
Para todas as rodovias federais que ficarão sob administração do Grupo CCR – CCR Via Sul no Rio Grande do Sul, que são a BR-448 (Rodovia do Parque), BR-386 (Estrada da Produção) e BR-101 (Osório à divisa com Santa Catarina), além da BR-290 (Freeway), serão 1.127 câmeras inteligentes. Investimento de cerca de R$ 20 milhões.
— Não haverá os chamados “pontos cegos” nas rodovias. A cobertura é de 100% — disse a assessoria de imprensa do grupo, nesta segunda-feira.
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PARA SABER
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Desde ontem (21/1) a CCR Via Sul está realizando o treinamento dos aproximadamente 250 colaboradores que vão atuar no trecho da Freeway entre Porto Alegre e Osório.
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Entre eles estão os arrecadadores das praças de pedágio, socorristas, motoristas dos veículos leves aos guinchos pesados e até médicos, entre outros, como equipes do Centro de Controle Operacional.
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Quando estiver em obras e já com praças de pedágio instaladas e funcionando nas demais rodovias – em dois anos – a CCR Via Sul deve gerar mais de 2 mil empregos no Rio Grande do Sul.
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O pedágio
: O valor da tarifa que vai ser cobrada a partir do dia 15 é de R$ 4,40 nos dois sentidos da praça de Gravataí e de R$ 8,80 em Santo Antônio da Patrulha, em sentido único. É R$ 0,10 a mais do que foi ofertado pelo Grupo CCR no leilão do começo de novembro.
: Na ocasião, a tarifa apresentada foi de R$ 4,30545, valor 40,5% menor do que a tarifa-teto prevista pelo governo, de R$ 7,24, no edital do leilão, ambas referenciadas à data-base de julho de 2018.
: As duas praças da Freeway começam a cobrar pedágio dia 15. As demais praças, na BR-101 e BR-386 – na BR-448 não haverá cobrança de pedágio – entram em funcionamento em até 12 meses após a data de início da administração pela concessionária.
DUAS FOTOS:
: Veículos leves que serão usados na Freeway são zero quilômetro
: Guinchos leves e pesados, novos, também estão prontos para serem usados
Confira o vídeo produzido hoje à tarde pelo Seguinte:.