FORMAÇÃO

Instituto Proa oferece capacitação profissional gratuita para dois mil jovens gaúchos; Saiba como participar

O Instituto Proa, organização sem fins lucrativos, está com duas mil vagas abertas para jovens gaúchos. As inscrições podem ser feitas até 8 de maio no site da instituição. A capacitação representa uma oportunidade de formação e encaminhamento para o emprego e é voltada para jovens de 17 a 22 anos que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas do Estado. As aulas têm início em 15 de maio. 

No Rio Grande do Sul, o Proa conta com a parceria da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria da Educação. Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia – que, além de viabilizar a realização do curso no Estado, oferecem vagas de emprego aos formados.  

É a quarta turma de formação oferecida pelo Proa no Estado. O instituto completou 15 anos de atividades em 2022 e já impactou mais de 36 mil jovens no Brasil. Dos inscritos no Rio Grande do Sul, 374 jovens concluíram o curso e 172 foram empregados nas empresas parceiras. 

É o caso da jovem porto-alegrense Kethellen Oliveira, de 19 anos. Por meio da capacitação, ela conseguiu uma vaga de emprego e teve a vida transformada pelo Proa. “Com o módulo de Projeto Profissional, adquiri autoconhecimento sobre o que eu deveria fazer. Nas aulas de comunicação, descobri que gostava da área e, com as oportunidades encaminhadas pelo Proa, garanti minha vaga”, detalha Kethellen. Hoje a jovem trabalha como auxiliar de escritório na Auxiliadora Predial e ainda garantiu uma bolsa integral do Prouni para cursar Publicidade e Propaganda na Uniasselvi. 

Para aproveitarem a oportunidade de se capacitar gratuitamente e serem encaminhados para o emprego, os jovens egressos de escolas públicas precisam apenas se inscrever no site do Proa. Depois da inscrição, os candidatos passam por uma prova simples de português, matemática e análise de perfil. Durante três meses, os estudantes aprovados no Proa realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.  

Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística, Análise de Dados, Promoção de Marcas, UX Design, Varejo e Educação Financeira. 

O Instituto Proa foi fundado há 15 anos por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e já está presente no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul. 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nas pegadas do Melo

Associo-me ao artigo Matinal nas pegadas de Melo, do jornalista e historiador Juremir Machado da Silva. Faz o Matinal um jornalismo de excelência. Reputo simbólico áudio revelado, onde o prefeito

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade