A Unidade de Saúde da Família (USF) Parque dos Eucaliptos, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atendeu mais de 300 pessoas, no último sábado, 8, em evento alusivo ao Outubro Rosa, mês em que são intensificadas as atividades de prevenção e de diagnóstico do câncer de mama. Realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Parque dos Eucaliptos, a ação também teve atividades voltadas aos alunos, como teste de visão, avaliação odontológica e vacinação contra a poliomielite.
– O evento foi maravilhoso. A equipe da unidade esteve em peso no sábado, o dia todo, para ofertar os mais de 600 serviços. Saímos cansados, mas com a satisfação de missão cumprida. Muitas mulheres que não faziam preventivos há anos, por falta de tempo na correria do dia a dia, conseguiram colocar o exame em dia. Foi muito gratificante ver as pessoas saindo do evento com tudo que precisavam e ainda levando brindes de lembrança – destacou a coordenadora da USF Parque dos Eucaliptos, Aline Longaray.
A equipe contou com a presença dos médicos Marcelo Leone e Yunior Tomas, que inseriram 40 implantes contraceptivos. Entre os serviços, houve a coleta de 49 exames citopatológicos, 36 encaminhamentos para mamografia, 18 encaminhamentos para vasectomia e 16 encaminhamentos para a colocação de dispositivos intrauterinos (DIUs). Além disso, 84 pessoas fizeram testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Para os alunos, ao menos, 15 crianças receberam as doses de reforço contra a poliomielite, outras 22 tiveram suas cadernetas de vacinação avaliadas, 48 realizaram avaliações odontológicas e 21 fizeram testes de visão. Ao todo, entre atividades para o público feminino e para os alunos, foram ofertados 628 serviços. A ação contou, ainda, com o auxílio dos acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Cesuca.
– Estava tudo muito lindo e organizado. Minha filha colocou o implante e eu consegui marcar todos os meus exames. Parabéns à unidade pelo evento – disse a paciente Aline Peres Marques.
Durante todo o mês, a Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá ações em alusão ao Outubro Rosa. O objetivo da campanha, realizada anualmente desde os anos 1990, é compartilhar informações e promover orientações sobre a doença para que mais mulheres tenham acesso aos serviços de diagnóstico e, assim, a mais qualidade de vida.
Diversas unidades contarão com eventos alusivos ao tema. A primeira-dama Marlene Zaffalon, que participa das ações nas unidades, destacou todo o empenho do governo municipal em realizar ações conjuntas com as secretarias para que mulheres tenham acesso a todas as atividades, oportunizando mais qualidade de vida à comunidade feminina. O diagnóstico em fases iniciais da doença aumenta a possibilidade de tratamentos menos agressivos e tem maior potencial de cura.