A entrevista da deputada estadual Patrícia Alba (MDB) ao Seguinte: não terminou quando a câmera foi desligada. Começou ali.
Publicada na manhã desta quinta-feira, a conversa de uma hora — em que a parlamentar pede desculpas por já ter apoiado quem “está lá como prefeito de Gravataí” e antecipa 2026 e 2028 — provocou reação imediata do outro lado da trincheira. E confirmou, na prática, o que já antecipei desde janeiro: o ‘GreNal da Aldeia’ saiu do bastidor e foi para o campo.
De um lado, o grupo do prefeito Luiz Zaffalon (PSD). Do outro, o campo político do ex-prefeito Marco Alba (MDB), vocalizado agora pela própria Patrícia.
Zaffa não deixou a bola quicar.
‘Sincericida’, reagiu ao Seguinte: com ironia ao pedido de desculpas da ex-aliada:
– Está plenamente desculpada.
– Eu também me arrependo. Um ficou pelo caminho e ela apresenta um mandato pífio com emendas para outras cidades.
O prefeito apoiou a reeleição de Patrícia em 2022 e a Marco como candidato a deputado federal.
Zaffa puxou a régua para a comparação com o governo do Estado e com seu candidato a deputado estadual:
– Ela sempre contra o governador que trouxe R$ 300 milhões em obras vitais para cidade. Nem na inauguração da maior obra viária da história da cidade teve coragem de ir e festejar.
E fechou com recado político direto, mirando 2026:
– O Dimas, em um ano e meio de mandato, ajudou a trazer R$ 200 milhões para Gravataí. E ainda tem muito por chegar.
Se Zaffa respondeu como prefeito, Dimas Costa se manifestou ao Seguinte: como projeto.
O que já era conhecido nos bastidores — o papel de ‘embaixador de Leite’ em Gravataí — apareceu com todas as letras.
– É desonestidade intelectual insinuar corpo mole, questionar a lealdade do governador ao projeto e ao Gabriel. Leite está governando. Governo bom elege. Vimos em Gravataí em 2024 – disse, sobre a candidatura de Gabriel Souza (MDB) ao Palácio Piratini.
– Querem antecipar 2028? Zaffa tem um ano e meio do segundo mandato. O primeiro governo a população já julgou nas urnas em 2024, com votação de eleição em primeiro turno.
E deixou explícito o alinhamento:
– Estarei ao lado de Leite e Gabriel em 2026, assim como estive em 2022. Será que veremos os criadores de crises repetirem o mesmo filme da última eleição?
A provocação é por Patrícia e Marco terem apoiado Onyx Lorenzoni e não a chapa Leite-Gabriel no último pleito estadual.
A mensagem — que não era para Patrícia
No meio da polêmica, uma postagem de Zaffa gerou ruído. Com o título “Mensagem à Garcia”, o prefeito disparou: “Você só ataca com mentiras e suposições o prefeito e a cidade. Esculhamba, destrói e atrapalha a imagem da tua cidade… O que você disputa agora?”
Houve quem entendesse como resposta à deputada. Não era. A cronologia e manifestações anteriores de Zaffa sobre o “candidato escondido pela campanha” explicam: o alvo foi o ex-vereador Thiago De Leon (PDT), vice de Marco Alba em 2024 e que após período de silêncio voltou a ser crítico recorrente da gestão.
A expressão “Mensagem à Garcia” — referência ao ensaio de Elbert Hubbard — costuma ser usada para falar de quem cumpre missões com iniciativa. No uso político local, virou recado com destinatário: agir, ou parar de atirar.
A repercussão não ficou restrita aos protagonistas.
Nos comentários da publicação do Seguinte:, a chefe de gabinete de Artur Lemos, o ‘número 1’ de Leite no governo estadual, Cátia Belmonte, sintetizou o incômodo de parte do governo: “Lamentável ouvir essa posição”.

O “nós contra eles” sai do rascunho
Ao fim, em janeiro, o Seguinte: já havia apontado o desenho: Zaffa e Dimas transformando a eleição em um plebiscito — “nós contra o Marco”.
Está lá, em O ‘nós contra o Marco Alba’: Zaffa assume papel de ‘Grande Eleitor’ de Dimas.
A entrevista de Patrícia e as reações desta quinta colocam esse rascunho em tinta permanente.
O ‘GreNal da Aldeia’ não é mais previsão.
É calendário.
LEIA TAMBÉM
Assista abaixo, na SEGUINTE TV, a entrevista completa de Patrícia Alba






