‘Embaixador do governador em Gravataí’, Dimas Costa (PSD) é hoje o deputado estadual de Eduardo Leite. Não só por ser o único do partido, no qual o pelotense se filiou neste mês, mas porque resta um defensor solitário que não se preserva ao acudir o chefe.
Vídeo postado pelo parlamentar defendendo Leite dos ataques do PT ao documentário sobre as enchentes ganhou compartilhamento, com um alvo colocado sobre o post, em story do próprio governador nas redes sociais; algo raro.
Reproduzo e, abaixo, sigo.

O vídeo –– que alguns maldosamente comparam com os de Nikolas Ferreira, o que não concordo, porque carrega na crítica política, insiste no jogo de empurra entre os governos estadual e federal (onde um diz que não tem dinheiro, outro que na há projetos para obras antienchente), mas não nas fake news –– traz o argumento do governador de que o documentário não usou recursos dos fundos da reconstrução do Rio Grande do Sul e alerta para uma estratégia do PT de desviar o foco do bilionário escândalo transgovernos do INSS.
O ex-ministro da Reconstrução do RS, deputado federal Paulo Pimenta, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e candidato a governador em 2022 Edegar Pretto foram os alvos principais. Ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva coube uma crítica por “ineficiência”, mais ao estilo sutil do próprio Leite; o que, por obvio, livra Dimas de algum constrangimento, já que tem um passado de esquerda, apesar de ano que vem completar uma década no extremo centrismo do PSD.
Assista ao vídeo de Dimas clicando aqui.
Ontem, Pimenta ingressou com ação no Ministério Público Federal pedindo investigação para apurar se o documentário, intitulado “Todos Nós por Todos Nós”, slogan da campanha de Leite, está incluído nos R$ 28 milhões empenhados para publicidade com recursos do Fundo para Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs). Se comprovadas as irregularidades, o governador pode responder por improbidade administrativa, desvio de finalidade, propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder político.
Nem pirata, nem papagaio
Fato é que Dimas se jogou na frente da bala em uma pauta delicada, com potencial para apanhar de petistas e bolsonaristas, no Grande Tribunal das Redes Sociais. O que ainda não vi ninguém fazer por Leite. Nem deputados, nem piratas ou papagaios que não perdem a foto na hora da entrega de obras.
O gravataiense já tinha feito o mesmo quando o governador apanhava pelo projeto de aumentar o ICMS e admitia pedagiar a ERS-118 em Gravataí; leia O que diz o ‘embaixador de Gravataí no governo Leite’ sobre pedágio na ERS-118; O malabarismo verbal, o free flow gourmet e o sabor agridoce da responsabilidade em pautas-bomba e “Há muita hipocrisia e populismo”: Em artigo, Dimas defende ‘equalização’ do ICMS proposta por Leite; A mala achada, entre outros artigos.
Nem uma, nem outra pauta-bomba explodiram, mas Dimas obviamente ficou com o crédito da lealdade na hora ruim.
Era, na época, secretário-adjunto do Esporte de Leite. Hoje, é deputado por obra de Leite, que chamou para o secretariado o deputado Gaúcho da Geral (PSD). Dimas ficou como primeiro suplente na eleição de 2022, com 27.956 votos. Apoiador da reeleição e fiel ao prefeito Luiz Zaffalon (PSDB) e seu grupo político, o deputado caiu ainda mais na graça do governador.
O próprio Leite já disse que Dimas é seu “embaixador” em Gravataí. A ‘coroação’ aconteceu em janeiro deste ano durante o discurso de entrega de posse de propriedades a moradores do Xará, na Prefeitura de Gravataí (o vídeo está no fim deste artigo).
Criei em janeiro de 2023 a alcunha de ‘Embaixador de Leite em Gravataí’, em artigos no Seguinte:. Alguns não esconderam risos enciumados. Acharam que era coisa de amigos. Ao menos até o próprio governador usar a expressão em público.
Ao fim, reputo que, com menos de um ano de mandato, a coragem ao defender Leite em pautas das quais políticos correm tem potencial de fazer Dimas ‘subir de embaixada’. As evidências são de que já é o queridinho do governador. O compartilhamento do vídeo por Leite grita.
A política não é difícil de ler quando as pessoas se permitem abstrair as paixões.
Assista na SEGUINTE TV o vídeo no qual Leite chama Dimas de seu ‘Embaixador em Gravataí’
LEIA TAMBÉM