SAÚDE

Da praça ao shopping: Cachoeirinha aposta em ações fora das UBSs para aumentar vacinação

A Prefeitura de Cachoeirinha tem apostado na descentralização da vacinação como estratégia para ampliar a cobertura contra a gripe no município.

No sábado (9), véspera do Dia das Mães, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu vacinação em dois pontos fora das unidades tradicionais: na Praça da Juventude, no bairro Granja Esperança, durante a ação Prefeitura na Rua, e no Shopping do Vale. Ao todo, 270 doses foram aplicadas ao longo do dia.

Na Praça da Juventude, durante o turno da manhã, 104 pessoas receberam imunização. Já no Shopping do Vale, onde a vacinação ocorreu durante a tarde, foram aplicadas 166 doses.

A estratégia da prefeitura busca facilitar o acesso da população às vacinas, levando a imunização para locais de grande circulação e ações comunitárias, em vez de concentrar exclusivamente o atendimento nas unidades de saúde.

A ação na praça integrou o programa Prefeitura na Rua, em que a prefeita Jussara Caçapava e secretários municipais estiveram no bairro ouvindo demandas da comunidade.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as unidades de saúde da cidade seguem abastecidas após a chegada de um novo lote de vacinas contra a gripe na última quinta-feira (7). Até o momento, quase 13 mil doses da vacina contra Influenza já foram aplicadas no município, o que representa 38,17% da cobertura dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A prefeitura também mantém estratégia específica para pacientes acamados. Pessoas que precisam receber vacina contra gripe ou covid em casa podem solicitar visita da equipe da saúde por meio do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 3041-8655.

Quem pode se vacinar

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Nesta etapa da campanha, a vacinação está disponível para grupos prioritários, entre eles:

  • crianças de até 6 anos;
  • gestantes;
  • idosos acima de 60 anos;
  • puérperas;
  • povos indígenas;
  • quilombolas;
  • pessoas em situação de rua;
  • trabalhadores da saúde;
  • professores do ensino básico e superior;
  • profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
  • pessoas com deficiência permanente;
  • caminhoneiros;
  • pessoas com doenças crônicas;
  • trabalhadores do transporte coletivo;
  • trabalhadores portuários;
  • trabalhadores dos Correios;
  • população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade