O Projeto “Era Uma Vez Um RS Seguro com Arte” foi contemplado no edital Produções Culturais e Artísticas da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC)
Projeto de Circulação do Multipremiado espetáculo teatral Era Uma Vez: Contos Lendas e Cantigas da Rococó Produções Artísticas e Culturais foi contemplado no edital Produções Culturais e Artísticas através da Lei Aldir Blanc pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC) para circulação estadual.
O projeto denominado “Era Uma Vez Um RS Seguro Com Arte” proposto pelo artista Guilherme Ferrêra, irá realizar apresentações teatrais, bate-papo com os artistas, oficinas culturais, tradução em LIBRAS, registro em vídeo e fotos e diversas outras ações em 18 municípios gaúchos que se encontram no Programa Transversal de Segurança pública e Defesa Social – RS SEGURO, pelo fato de identificar a carência e necessidade de transformação nessas 18 cidades que sofrem pela vulnerabilidade social, altos índices de criminalidade e baixos índices de escolaridade.
– Estamos extremamente felizes com a aprovação do nosso projeto. Foram inúmeras inscrições vindas de todo o estado e somente 100 projetos selecionados no edital 09/2020 Produções Culturais e Artísticas da SEDAC Lei Aldir Blanc. Isso é fruto de muito trabalho, dedicação e entrega pela arte – relata o proponente, Guilherme Ferrêra
Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas sucesso de público e crítica, já realizou mais de 380 apresentações, com estimativa de 90.000 espectadores, passando por todas as regiões do país, integrando a programação de importantes Mostras e Festivais de Teatro, recebendo 35 indicações e 23 prêmios ao longo desses 5 anos de trajetória.
É um espetáculo com duração de cinqüenta minutos, dramaturgia inédita, que revisita as Lendas de Nossa Senhora Aparecida e do Negrinho do Pastoreio, abrindo espaços onde, de forma atraente e delicada, pode-se trabalhar a transversalidade dos elementos das Culturas Afrodescendente e Gaúcha, além de uma reflexão sobre o bullying e as diferenças, trabalho infantil e os aspectos que auxiliam na formação da identidade.
Sobre a Rococó
Criada em 2015 pelos artistas Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves, a produtora Rococó Produções Artísticas e Culturais completou 5 anos de atividades em 2020, e vem se destacando pela concepção e produção de espetáculos que mesclam diferentes linguagens artísticas, estabelecendo uma importante pesquisa em dramaturgia e linguagem cênica para o público infanto-juvenil.
As montagens do grupo têm como marca fundamental a fusão de diferentes artes como princípio narrativo, promovendo nos palcos o encontro do teatro com a dança, a música e a contação de histórias.
Além de Guilherme e Henrique, que assinam a direção artística e produção geral da Rococó, o grupo conta com a presença importantes do artista Roger Santos e inúmeros outros colaboradores.
CLIQUE AQUI para ler a lista dos projetos contemplados.