Em matéria de Futebol Além do Resultado que gera resultado, a melhor seleção da América do Sul na Copa do Mundo é a Colômbia!
O time do treinador argentino Néstor Lorenzo tem a posse de bola como uma de suas características, mas também dispõe de jogadores de explosão e velocidade, o que garante um interessante repertório à equipe.
Pela esquerda, Luis Díaz ataca às costas da defesa adversária. Pela direita, o lateral Daniel Muñoz surge, muitas vezes, como elemento surpresa. Inclusive, já possui dois gols no torneio até agora, explorando a dinâmica ofensiva.
Por vezes, o time se coloca em um 4-2-3-1, com James Rodríguez centralizado e John Arias aberto pela direita. Em outras, o jogador do Palmeiras atua pela esquerda, formando uma trinca de meias com Lerma e Puerta, enquanto o camisa 10 atua como falso ponta pela direita. Arias é, sem dúvidas, o ponto de equilíbrio do time.
Outra referência interessante é a dupla de zaga, formada pelo vice-capitão Davinson Sánchez, do Galatasaray, e pelo canhoto Jhon Lucumí, que atua no Bologna, da Itália. Técnica, velocidade, força e imposição. Um casamento bem promissor na soma das características.
No comando de ataque, Córdoba é o camisa 9 raiz, mas deixou a partida contra Gana lesionado logo no início. Foi substituído por Luis Suárez, de mais mobilidade, autor de 28 gols em sua primeira temporada pelo Sporting de Portugal. Foi dele a assistência para o gol da vitória contra os africanos.
O time é “redondinho”, mas não possui grandes alternativas no banco de reservas, o que pode ser um complicador contra as chamadas seleções favoritas. Mesmo assim, entre os suplentes estão nomes como Juan Quintero, além de conhecidos do futebol brasileiro, como Carrascal, Richard Ríos, Santiago Arias, Mina, o goleiro reserva Ospina e o ex-gremista Campaz.
Pelo menos até a fase de 16 avos, a Colômbia joga, vence, compete e convence. Enfrenta a Suíça nesta terça-feira (7/7), pelas oitavas. Dando tudo certo, tende a deparar-se com a Argentina na fase seguinte. Boa sorte aos Los Cafeteros… ¡Sí se puede!






