CULTURA

SobreVivências: Exposição no Quiosque da Cultura convida população de Gravataí a conhecer o dia a dia de pessoas em situação de rua

Com o propósito de sensibilizar e mobilizar a comunidade, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), promove a exposição “SobreVivências”. A mostra será apresentada gratuitamente no Quiosque da Cultura, de 8 de fevereiro a 3 de março.

As atividades, coordenadas pelo Centro Pop e pela Casa do Bem de Gravataí, convidam a comunidade a debater a vulnerabilidade social, compreender o respeito à individualidade e apreender sobre os direitos da população em situação de rua. Para isso, serão apresentados trabalhos – em diferentes técnicas e materiais – feitos por usuários dos serviços socioassistenciais ofertados pelo município, expressando as vivências de cada um. Todos foram preparados durante oficinas que, entre os objetivos, buscavam instigar o processo de saída dessas pessoas das ruas.

A Casa do Bem (ERS-118, 3155, Cohab C, telefone 51 3600-7784) é o espaço de passagem responsável por atender as pessoas em situação de rua em Gravataí, desabrigadas ou em trânsito, no período da noite. O serviço tem capacidade para atender a 30 homens e 10 mulheres. Todos recebem alimentação, espaço para higiene, acesso à internet e o acompanhamento de equipes especializadas em situações de vulnerabilidade. No local também são recepcionados os animais de estimação dos acolhidos. 

O Centro Pop (Rua José Gomes, 52, Passo das Pedras, 51 3600-7839) mantém serviços especializados para a população em situação de rua. Além da abordagem social e do acompanhamento individual aos usuários, a estrutura criada oferta espaço de higienização de roupas, banho e áreas de convívio social.


SIGA MAIS

: A mostra “SobreVivências” ocorrerá de 8 de fevereiro a 3 de março – de segunda a sexta-feira –, das 9h às 17h, no Quiosque da Cultura, na Praça Leonel de Moura Brizola – Centro de Gravataí.

: Ação que também integra a exposição, no dia 2 de março, será promovida uma roda de conversa, a partir das 16h, sobre o tema.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade