3° Neurônio | fotografia

Time lapse: num piscar de olhos, o tempo voa na tela

Favela carioca é tema fotográfico com o recurso time lapse

Hoje o Seguinte: traz 5 vídeos de dois artistas dessa fabulosa tecnologia fotográfica: Joe Capra e Mike Olbinski. Cada um com seu approach temático, ambos com incrível domínio técnico, contribuem para registrar com suas poderosas lentes o que os nossos olhos jamais conseguem captar. A paciência na filmagem é deles, o prazer na visualização é nosso.

 

Rio

Rio, revelador vídeo de Joe Capra, que “espia” favelas e outros ângulos cariocas. Clique na foto ou aqui para assistir
 

O efeito time lapse  – longa exposição de uma cena com supressão de imagens intermediárias, acelerando a percepção do tempo – já se incorporou à cultura visual contemporânea. Uma coisa é a lenta contemplação da Januária na janela, outra é um vídeo que comprime um dia em poucos segundos.

 

Two lands


 

Groenlândia e Islândia, vídeo de Joe Capra, a aurora boreal como poucas vezes vista. Clique na foto ou aqui para assistir

 

É de embasbacar ver um céu azul, num átimo, se transformar em tempestade. Ou a apressada máquina urbana virar vertiginosa engrenagem em frações de frames.
O lapso de tempo é um recurso fotográfico que expande a compreensão desde os fenômenos climáticos até a mecânica social.

 

Gold Coast

Costa dourada, fascinante vídeo de Joe Capra sobre essa região da Austrália. Clique na foto ou aqui para assistir

 

Muitos fotógrafos e cineastas fazem do time lapse sua ferramenta documental. Eles nos brindam com registros surpreendentes: a aurora boreal, que já é algo surreal pra quem não vive nos polos, fica ainda mais enlouquecida; o cenário das favelas cariocas se torna revelador sob as lentes engolidoras de tempo.

 

Monsoon II

Monsoon II, espetacular vídeo de Mike Olbinski sobre tormentas, com trilha fantástica. Clique na foto ou aqui para assistir
 

Para se ter ideia da técnica por trás do time lapse, Joe Capra explica: cada tomada é composta por centenas de imagens, cada uma com o peso colossal de 80 megapixels, a partir da extrema resolução do equipamento. Ele faz mínimos ajustes, como saturação e nitidez, já que a compressão elimina detalhes finos.

Vorticity

Vorticity, belíssimo vídeo de Mike Olbinski sobre formação de nuvens, trilha estupenda. Clique na foto ou aqui para assistir

 

De resto, é a sensibilidade científica que conduz as obtenções: escolha temáticas, objetivos documentais, posicionamentos e deslocamentos de câmera, controle no uso dos recursos (zooms, filtros, edição). Tudo para o deslumbramento de uma nova geração de espectadores: aqueles que podem ver o tempo num lapso.

 

INFOS SOBRE JOE CAPRA

Para acompanhar as atividades e produção de vídeos de Joe Capra, acesse seu Facebook, o site Scientifantastic ou o seu canal no Vimeo.

 

INFOS SOBRE MIKE OLBINSKI

Para acompanhar as atividades e produção de vídeos de Mike Olbinski, acesse seu Facebook, ou o seu canal no Vimeo.

 

INFOS SOBRE GODFREY REGGIO

Para relembrar um pioneiro no uso do time lapse no cinema, Godfrey Reggio,
diretor da trilogia
Koyaanisqatsi (1982), Powaqqatsi (1988) e Naqoyqatsi (2002),
acesse sua filmografia no
IMDb. Para encontrar trailers e filmes do cineasta,
acesse o
YouTube.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade