RAFAEL MARTINELLI

Última generala de Marco Alba deixa governo Zaffa; A III Guerra Política de Gravataí e o Augusto dos Anjos de ano eleitoral

A procuradora-geral Janaína Balkey pediu desligamento do governo Luiz Zaffalon (PSDB). O prefeito aceitou.

Era a última generala ligada a Marco Alba (MDB) a permanecer na Prefeitura após a deflagração da III Guerra Política de Gravataí, Marco x Zaffa, pós Abílio x Oliveiras e Bordignon x Stasinski; leia em Declarada III Guerra Política de Gravataí: Zaffa vai sair do MDB para enfrentar Marco Alba; Bem-vindo à política, prefeito! e Bomba em Gravataí! Nota do MDB é um aceite da guerra entre Zaffa e Marco Alba e III Guerra Política de Gravataí: o que diz Zaffa sobre a nota do MDB e sua desfiliação.

Já tinham caído desde o rompimento, em 3 de maio de 2023, secretários ligados ao ex-prefeito como Magda Ely, Paulo Martins, Paulo Garcia, Zilon Espíndola e o coronel Flávio Lopes; leia em Zaffa demite secretária e principal gestor da Educação de Gravataí desde o governo Marco Alba; O que interessa aos políticos é ‘Jack Lemmon e Walter Matthau’ ;  Ao demitir Paulão, Zaffa afirma autoridade de prefeito, mas dá um tiro no coração do MDB de Gravataí; Mas, calma: sem Putins, a guerra resta adiadaDemissão do secretário Paulo Garcia é confirmação de que Zaffa é candidatíssimo contra Marco Alba em 2024; A III Guerra Política de Gravataí a um passo do inferno, ou do céuZaffa x Marco Alba: a mensagem por trás da nomeação de Paulinho da Farmácia e a queda de Zilon; O estreitamento de inimizades na III Guerra Política de Gravataí e Cai Coronel Flávio: Zaffa exonera mais um secretário de confiança de Marco Alba; A III Guerra Política de Gravataí e as melancias.

A advogada, além de fiel a Marco Alba, é amiga pessoal da deputada estadual Patrícia Alba.

– Não tenho muito o que comentar. Minha relação com a Patrícia e com o Marco é de amizade, de muitos anos. A Patrícia me levou para a política, estudamos juntas – disse Janaína, ao Seguinte:.

– Jana fez um belo trabalho e venceu algumas batalhas importantes com o profissionalismo dela – disse Zaffa, anunciando que o novo procurador-geral é o advogado Mateus Braun Sá, que é filho do professor Mário Sá, que foi secretário da Educação no governo Acimar da Silva (MDB).

Janaína Balkey ocupava cargos na Prefeitura desde a volta do MDB à Prefeitura, em 2011. Comandou o Instituto de Previdência de Gravataí e também já fez a interlocução do Executivo com o Legislativo.

Ao fim, a saída de Janaína, que permanecia no cargo por questões técnica e não políticas, mostra a velocidade do tempo no ano eleitoral.

É a hora da escolha: ou é Marco, ou é Zaffa.

As pessoas sérias tomam suas decisões transparentes. Mas como se trata de política, por obvio algumas surpresas teremos, caso o ex-prefeito siga liderando como nas pesquisas que vi em 2023.

Alguns sempre cabem em “O beijo, amigo, é a véspera do escarro”, do soneto Versos Íntimos, do poeta Augusto dos Anjos, em sua única obra, Eu:


Vês! Ninguém assistiu ao formidável

Enterro de sua última quimera.

Somente a Ingratidão – esta pantera –

Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!

O homem, que, nesta terra miserável,

Mora, entre feras, sente inevitável

Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!

O beijo, amigo, é a véspera do escarro,

A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se alguém causa inda pena a tua chaga,

Apedreja essa mão vil que te afaga,

Escarra nessa boca que te beija!

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A beleza de escutar

Acho que já tinha esquecido de alguns sons. Não lembrava do barulho do saco plástico quando tiro o pão, do barulhinho das teclas do teclado do computador, até do ruído

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade