Neste sábado, 26, a Prefeitura de Gravataí dará início à imunização contra a covid-19 em idosos a partir de 70 anos. As doses serão aplicadas das 9h às 13h, em oito unidades de saúde, definidas estrategicamente com base nas regiões do município e quantidade de idosos. O objetivo dessa logística é tornar o processo mais ágil.
Para receber o imunizante, é necessário possuir documento de identificação com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação. Vale relembrar que, caso o paciente não possua carteira de vacinação, ele será vacinado normalmente.
Segundo o secretário municipal da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca, a ação foi idealizada por conta do quantitativo de doses recebido pelo município nas últimas remessas. Ele salienta que o município define a estratégia de imunização de acordo com a quantidade de doses que são recebidas do governo federal via governo estadual.
– Como as duas últimas remessas foram grandes, ampliamos a vacinação para o sábado, e isso pode continuar acontecendo, desde que tenhamos vacinas para tal. Quanto mais doses, maior será a nossa velocidade de cobertura – disse Régis, lembrando que, na próxima semana, poderão ser atingidas outras faixas etárias, dentro do Plano Nacional de Imunizações (PNI).
Já a Prefeitura de Cachoeirinha realizará neste sábado, dia 27, das 9h às 14h, um drive-thru para aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos a partir de 70 anos e da segunda dose em idosos que já estejam em tempo de receber a dose de reforço.
A ação acontecerá em frente ao Cesuca Centro Universitário, na rua Silvério Manoel Martins, 160, bairro Jardim Colinas.
De acordo com o prefeito Miki Breier, o drive-thru tem como objetivo acelerar o processo de vacinação na cidade.
– Recebemos um quantitativo de doses que nos permitirá expandir a faixa etária para vacinar um maior número de idosos dentro do cronograma estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização – explica.
Para evitar congestionamentos a secretaria de Segurança e Mobilidade informa que o melhor acesso será através da Rua Manatá (rua da Câmara de Vereadores).
Para poder receber a vacina, os idosos precisam apresentar documento de identificação com CPF e comprovante de residência em Cachoeirinha.
A ação é organizada pela Prefeitura de Cachoeirinha com o apoio do curso de enfermagem da Faculdade Cesuca.
Quilombolas
Nesta quinta a comunidade quilombola de Gravataí passou a fazer parte do grupo prioritário de imunização. As doses foram aplicadas, na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Cecília, nos moradores com idades a partir de 18 anos, devido à proximidade do local com o Quilombo Manoel Barbosa, que, atualmente, conta com 45 famílias.
A dentista Karen Soto, atuante na USF Santa Cecília e coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, diz que, nesse primeiro dia de vacinação, 56 pessoas foram vacinadas. Quem não pôde comparecer, seja por estar em isolamento devido ao contágio pela covid ou por outros motivos, deve ir à unidade, em 5 de abril, para receber o imunizante.
Karen salienta que vacinar a comunidade quilombola é de extrema importância por se tratar de um grupo vulnerável e com maior dificuldade de acesso a serviços.
– A proteção individual e a coletiva andam juntas para esta parcela da população”, complementa a dentista.
Presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo Manoel Barbosa, Carmen Lúcia dos Santos, conta que a comunidade estava com muito medo, pois uma vida foi perdida no local em decorrência do coronavírus.
– Esta quinta-feira simbolizou uma grande conquista. Passamos por muitas dificuldades por conta da doença, mas nunca deixamos de ajudar uns aos outros – comemorou Carmen pela chegada das vacinas.
ONDE VACINAR NESTE SÁBADO EM GRAVATAÍ
: UBS Morada do Vale I
: USF Morada do Vale II
: USF Barro Vermelho
: USF Morungava
: UBS Cohab A
: UBS São Judas Tadeu
: UBS Centro
: UBS Érico Veríssimo
ONDE VACINAR NESTE SÁBADO EM CACHOEIRINHA
: O drive-thru acontece em frente ao Cesuca Centro Universitário, na rua Silvério Manoel Martins, 160, bairro Jardim Colinas.
LEIA TAMBÉM
Gravataí chega às 500 vidas perdidas até fim da semana; São 2 Airbus, duas boates Kiss
Se ou quando a GM for embora de Gravataí; o cavalo e o burro em 2024
Gravataí e Cachoeirinha: comércio pode reabrir segunda; As mensagens da diarista que se foi
6 meses para ’vacina municipal’: no conta gotas atual, 2 anos para imunizar Gravataí e Cachoeirinha
Gravataí e Cachoeirinha: comércio que reabre segunda também tem culpa na COVID; Freud explica