Gravataí vai tentar desbotar ainda mais a bandeira laranja no Distanciamento Controlado do Governo do RS. Um decreto adequando a bandeira de risco médio será publicado na manhã desta quinta, mas um novo pedido de cogestão para a Região Porto Alegre será apresentado ao Estado.
O prefeito Marco Alba e o secretário da Saúde Jean Torman fizeram o anúncio na noite desta quarta, em live que você assiste CLICANDO AQUI.
Pelo que apurei, o novo decreto que regulamenta a bandeira laranja é diferente do aplicado desde terça em Cachoeirinha, e tratei em O que funciona ou não em Cachoeirinha; humor controlado.
Já o pedido de cogestão tentará ampliar a ocupação na indústria, hoje em uma média de 75%, para 100%, além de permitir a prática de esportes coletivos e a abertura de bares e casas noturnas, observando protocolos sanitários e de distanciamento.
O prefeito reafirmou que as aulas presenciais não retornarão dia 8 de setembro, a partir do ensino infantil, como propôs o governador Eduardo Leite. O chamado Centro de Operações Especiais (COE), que reúne representantes do ensino público e privado, além do Ministério Público, faz reuniões diárias em Gravataí para avaliar a retomada, que, conforme disse Marco Alba na live, não acontecerá antes de outubro.
O prefeito fez críticas às constantes alterações de protocolos pelo governador:
– É difícil entender. Para ele é fácil, já que fica lá no Palácio, tranquilo, enquanto decretos, determinações, e portarias influenciam nas comunidades.
Gravataí tem nesta noite 3.262 casos das COVID-19, com 2.244 recuperados e 107 vidas perdidas – média que, em relação a agosto, caiu de 2 para 1 óbito registrado a cada 24h, o que faz o prefeito ter esperança de que os casos que estão em um ‘platô’, que reputo da altura do Morro Itacolomi, começarão a cair.
Ao fim, como lamento em artigos como ’Controle de humor’ libera ainda mais comércio em Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha e Caiu um Airbus em Gravataí, Cachoeirinha e Porto Alegre; 10 dias da COVID, cada nova flexibilização na contramão do contágio evidencia que é um "cuide-se quem puder” e estamos cada um por si e um leito por todos. A pandemia 'cansou'. Já nem condeno os governantes. Ninguém segura mais. Como Marco Alba não conseguiu segurar os seus ontem, na comemoração da escolha de Luiz Zaffalon como candidato a prefeito.
Selfie tirado pelo vereador Alan Vieira em festa na Stanza D'oro viralizou nas redes sociais, assim como as críticas.
LEIA TAMBÉM
Aulas não!; o anticorpo da greve em Gravataí
A notícia menos pior das 100 vidas perdidas em Gravataí
Cloroquina que mata; as Flor de Lis da medicina
Gravataí muito, mas muito longe da ’imunidade de rebanho’
O pedido do delegado da corrupção à CPI do Hospital de Campanha