CACHOEIRINHA

Cachoeirinha amplia atendimento de recuperação de aprendizagens para 1,4 mil alunos

A pandemia de Covid-19, que atingiu a população sobretudo nos anos de 2020 e 2021, deixou marcas profundas na aprendizagem dos alunos. Além disso, diversas emergências climáticas e até ataques a escolas fizeram com que as aulas fossem interrompidas inúmeras vezes, prejudicando o ambiente de ensino. A defasagem escolar é um desafio que vem sendo enfrentado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) através do Plano Pedagógico de Acompanhamento (PPA).

Com o programa, os alunos com defasagem na aprendizagem são atendidos em turno inverso com aulas de reforço, que visam à construção das habilidades e competências não atingidas no ano anterior ou durante o ano corrente. Atualmente, 1418 estudantes estão incluídos neste trabalho.

Além do PPA, desde 2023 a SMED conta com o suporte de uma clínica de Psicopedagogia. “Em 2024, o atendimento foi ampliado, com o objetivo específico de recuperar aprendizagens dos estudantes que, além do trabalho da sala de aula e do PPA, ainda não conseguem evidenciar habilidades essenciais de leitura, escrita, interpretação e estruturas lógicas, necessitando um atendimento individualizado ou em pequenos grupos”, explica a secretária Isabel Fonseca.

Este ano também foi introduzido o Projeto Despertar, desenvolvido através de encontros na sede da Secretaria com alunos da EMEB Prof. Ivo Rech. Este atendimento, em forma de projeto piloto, ocorre duas vezes na semana, com alunos multirrepetentes. O atendimento psicopedagógico envolve 464 alunos atualmente.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A beleza de escutar

Acho que já tinha esquecido de alguns sons. Não lembrava do barulho do saco plástico quando tiro o pão, do barulhinho das teclas do teclado do computador, até do ruído

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade