A cada mês, em média 5.500 pacientes são atendidos na UPA Francisco de Medeiros, em Cachoeirinha. O primeiro balanço divulgado pela Prefeitura nesta segunda registra 33 mil atendimentos nos primeiros seis meses de funcionamento.
A unidade conta com três leitos de emergência, 14 leitos de observação e duas salas de isolamento.
Além da melhora em relação à estrutura, a ampliação da equipe de médicos, enfermeiros e técnicos também contribuiu para a melhora no atendimento.
A UPA conta um quadro de médicos clínicos, pediatras, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
– Com a melhora na estrutura, conseguimos consolidar a triagem para Classificação de Risco com os enfermeiros durante as 24 horas de funcionamento da UPA. Desde o mês de março, conseguimos escalar também um terceiro clínico geral, para atendimento nas segundas-feiras, dia de maior fluxo de pessoas. É um reforço muito importante para dar agilidade aos atendimentos – explica o secretário de Saúde Paulo Abrão.
O sistema de atendimento na UPA é feito de acordo com a urgência do quadro clínico, conforme a Classificação de Risco adotado pelo Ministério da Saúde.
– Os pacientes são identificados com um adesivo com a cor que indica qual o grau de risco para o seu atendimento. Os adesivos permitem que todos os funcionários da UPA visualizem rapidamente a cor para identificação do grau de risco. Eles só são retiradas quando o paciente recebe a alta médica – explica o secretário.
A Prefeitura espera a formalização por parte do governo federal do termo de qualificação.
– Nossos agentes e servidores também vêm trabalhando neste sentido junto ao Estado. Estamos na fase final deste processo. Depois de certificada, a UPA fica apta a receber aportes financeiros. Por hora, todos os investimentos utilizados para a manutenção da UPA estão sendo feito pelo governo municipal. Em torno de R$ 900 mil/mês – relata o secretário.
O prefeito Miki Breier lembra que a conclusão da unidade foi uma prioridade assumida pelo governo. A obra, que estava parada, foi retomada e entregue à cidade.
– Com a construção da UPA e a transformação do antigo Posto 24 Horas em UBS, conseguimos melhorar muito o atendimento, o tempo de espera por consultas. O antigo PA atendia cerca de 3.470 pacientes enquanto hoje atendemos 5.500; um aumento de 30%.
ONDE FICA
UPA fica na Avenida Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, 1301, Jardim do Bosque, Cachoeirinha