crise do coronavírus

Merendeira de escola de Gravataí morre por COVID: governo e sindicato dos professores divergem por testagem em massa; Mal-vindos sejamos ao novo normal

As aulas na rede pública municipal foram retomadas dia 4 de maio

A morte pela COVID-19 de merendeira da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cerro Azul não vai mudar os protocolos adotados pela Prefeitura de Gravataí. 

– Todos os casos de COVID-19 geram alerta para que se reforcem as medidas de higiene, o uso de máscara e o distanciamento mínimo entre as pessoas. Os casos comunicados são orientados pela Vigilância Epidemiológica – informou ao Seguinte:, há pouco, o secretário da Saúde Régis Fonseca, confirmando que não será feita testagem em massa na rede pública ou na Cerro Azul.

Tratei sobre o ‘surto’ que, tecnicamente, não é surto, em Casos de COVID não suspendem aulas em Gravataí; ’Em escola não há surto’, após a confirmação de quatro casos na escola da Morungava, que não suspendeu aulas presenciais assim como nenhuma outra escola da rede.

A servidora que perdeu a vida teve o nome e foto divulgados nas redes sociais do sindicato dos professores em nota que denuncia que a merendeira “foi uma das primeiras trabalhadoras em educação contaminadas após a retomada das aulas presenciais”.

– Já buscamos junto ao governo uma maior testagem e busca ativa de todos que tiveram algum contato com infectados. Estamos tratando de vidas – disse ao Seguinte: a presidente do SPMG/Sindicato, Vitalina Gonçalves, que informou a criação de um banco de dados de casos nas escolas.

As aulas na rede pública municipal foram retomadas dia 4 para os alunos da educação infantil, 1º e 2º anos do ensino fundamental; dia 10 para 3º, 4º e 5º anos e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e dia 17 para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do EJA.

Fato é que a solução, que é a vacinação, além do prazo para eficácia, depende do conta gotas de doses do Ministério da Saúde, como alertei em artigos como A vergonha da vacina a conta gotas: Gravataí e Cachoeirinha receberam metade de doses necessárias; A logística da incompetência e Apagão das vacinas em Gravataí e Cachoeirinha: a culpa é de quem; Por que faltou Coronavac. De uma população de 270 mil, já foram vacinadas 87 mil pessoas e, para segunda dose, ainda é preciso mais 10 mil imunizações.

Dos profissionais de educação, que o prefeito determinou a partir da semana passada a imunização mesmo com polêmica judicial, como tratei em artigos como Com Supremo & tudo, Gravataí segue vacinação de professores sexta; A politicagem, o justo, Deus e a ciência e Em 24h, vacinas para professores: Gravataí e Cachoeirinha iniciam nesta quinta; Tem drive-thru na GM, 1.892 profissionais da educação já receberam a primeira dose, de um público de 6 mil. 

Ao fim, mal-vindos sejamos ao 'novo normal' dos casos de infectados em escolas, que já eram esperados por contrários à volta às aulas presenciais antes da vacinação, como eu e o SPMG; assim como por favoráveis, como o prefeito Luiz Zaffalon e a Unicef.

Potencialmente a volta às aulas presenciais envolve um público superior a 100 mil pessoas (entre alunos, famílias, profissionais da educação e pessoas relacionadas) mais expostas ao vírus e suas variantes. Modelo matemático produzido por grupo de especialistas em planejamento da Universidade de Granada alerta que colocar 20 crianças numa sala de aula implica em 808 contatos cruzados em dois dias.

Na Espanha, não na Cerro Azul.

 

LEIA TAMBÉM

Gravataí e Cachoeirinha: como estão números da COVID na estreia do ’3 As’; UTIs seguem lotadas

O ’caminho da extinção’: Gravataí volta ter mais nascimentos que óbitos; O Nostradamus da pandemia e a profecia da terceira onda

A virulência da COVID em Gravataí: O mês que teve mais mortes que nascimentos

Aglomeração de ’Copacabana Palace’ em Gravataí; Pancadão da COVID depois derruba comércio em geral

Abre tudo 24h: Zaffa apresenta novas regras para pandemia em Gravataí; ’Tudo que é licito pode funcionar’

Sai a ciência, entra a política: Leite passa pincel de colorir mapinha para prefeitos de Gravataí e Cachoeirinha

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade