opinião

O caso do ’famoso empresário de Gravataí’ com Covid-19; ele mesmo explica

Comunicado que circulou na sexta-feira entre colaboradores do Grupo Digicon

Joseph Thomas Elbling, presidente do Grupo Digicon, está com Covid-19. Vamos às informações e, ao fim, comento.

Após a repercussão do caso – a partir de confirmação do diretor Jose Luiz Korman a Odair Goulart, e divulgada no Acorda Gravataí junto a um ofício que circulou entre colaboradores da empresa, e fake news distribuída em WhatsApp com montagem sobre o site G1 – o executivo enviou seu histórico médico à Prefeitura e relatou como aconteceu o contágio, garantindo estar em isolamento e sem contato com os cerca de 2 mil funcionários da gigante de Gravataí.

O relato foi transmitido na noite deste sábado em live feita pelo prefeito Marco Alba junto ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, que você assiste clicando aqui e também detalha o decreto que fecha coméricos, e antecipei nesta tarde em São urgentes decretos ’fecha tudo’ em Gravataí e Cachoeirinha; sem ’quarentena’, pior cenário precisaria 8 mil leitos de UTI.

O pediatra Alessandro Lindner, coordenador médico da Secretaria da Saúde, leu mensagem de Elbing informando ter sido infectado em jantar em São Paulo, na noite de 10 de março, oito horas após sua última visita à fábrica de Gravataí.

O amigo confirmado com coronavírus informou o empresário dia 12. O executivo permaneceu em casa, em Porto Alegre, e, dia 13, ao sentir os primeiros sintomas, procurou atendimento médico. Testado, deu positivo para Covid-19. O caso foi registrado na Capital, local de domicílio do paciente, que desde o contágio não voltou a Gravataí.

– Estou me recuperando bem e em ‘quarentena’ até dia 27 – concluiu o executivo.

O diretor da SMS apresentou dados do informe epidemiológico do RS mostrando que Gravataí ainda não tem casos confirmados de Covid-19.

– Não abafamos nada, nem a Prefeitura, nem o hospital.

 

Analiso.

Fake news é sintoma da crise do coronavírus. Minuto-a-minuto, denúncias, acusações, teorias da conspiração e soluções são metralhadas no ‘Grande Tribunal das Redes Sociais’ advindas de teclados – alguns engatilhados ao ar livre, sem quarentena.

Não me refiro à divulgação pelo Odair do caso do empresário com Covid-19, até porque o texto é claro ao informar que “está em casa, de quarentena, não chegou a estar na Digicon”e “decidiu, a partir de segunda-feira (23) suspender as atividades em acordo com o Sindicato”.

O problema são as incontroláveis consequências da deseducação, da má interpretação de texto, da falta de compreensão das notícias, da falta de bom senso tanto de informados, quanto desinformados ou informados do mal – sejam boas ou não as intenções, como a polêmica que tratei em Entendo a fake news de médico de Gravataí sobre o coronavírus; quem não?.

Muitos que leram o que o professor postou, seja até o fim, ou parando no ‘leia mais’ necessário para seguir o texto na timeline do Facebook, já vestiram o jaleco e a toga para compartilhar:

– Tem que testar toda a fábrica!

– Sabia que estavam mentindo!

“Concordo” é algo que leio muito de internautas que se associam apenas àquilo que os agrada, e exercitam a negação a informações técnicas como se especialistas fossem.

No caso da Digicon, a dimensão do pânico pode ser calculada, já que a empresa tem 2 mil funcionários e as estimativas são de que uma pessoa com Covid-19 infecta pelo menos três.

Ao fim, tudo esclarecido, usemos o caso Elbling como exemplo de que, em tempos de crise, mesmo informações verdadeiras podem em segundos tornarem-se contagiosas fake news.

A comunicação é um dos pelotões da linha de frente dessa guerra – pela vida, não por cliques.

 

LEIA TAMBÉM

Gravataí terá ’hospital de campanha’ para crise do coronavírus; a ’ideologia da vida’

Pirelli, Prometeon e GM paradas em Gravataí; o ’contágio econômico’ da crise do coronavírus

Clica aqui para ler mais sobre a crise do coronavírus no site do Seguinte:

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade