SEGURANÇA

PF resgata seis indígenas em situação análoga à escravidão em Glorinha; suspeito é preso em flagrante

Uma ação conjunta da Polícia Federal, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou seis trabalhadores em condição análoga à escravidão na zona rural de Glorinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A operação foi realizada na terça-feira (30).

Durante a fiscalização, os agentes identificaram seis homens submetidos a condições consideradas incompatíveis com as normas de proteção ao trabalho e à dignidade humana. Segundo a Polícia Federal, todos os trabalhadores resgatados são indígenas da etnia Guarani, sendo a maioria proveniente de aldeias localizadas em outros estados do país.

No local, foi preso em flagrante o homem apontado como responsável pela contratação e pela manutenção dos trabalhadores. Ele é investigado pelo crime de redução à condição análoga à de escravo, previsto no Código Penal.

Após o resgate, as vítimas receberam atendimento dos órgãos envolvidos na operação. Também foram adotadas medidas de assistência para garantir o retorno seguro dos trabalhadores às suas comunidades de origem.

A Polícia Federal informou que as investigações continuam para esclarecer as circunstâncias do caso e apurar a possível participação de outras pessoas no esquema.

O crime de redução à condição análoga à de escravo engloba situações como submissão de trabalhadores a condições degradantes, jornada exaustiva, trabalho forçado ou restrição da liberdade, configurando grave violação dos direitos humanos e da legislação trabalhista brasileira.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade