O programa Cachoeirinha Digital contará com o projeto “Parada Segura”, que será instalado em paradas de ônibus da cidade, contendo câmera com áudio e botão de pânico.
A ampliação com mais câmeras de vigilância, troca de equipamentos, upgrade de serviços e inclusão de inovações tecnológicas, foram apresentadas pela empresa Smart, que operacionaliza o programa em conjunto com a diretoria de Tecnologia e Informação da Prefeitura.
A empresa também apresentou a possibilidade de criação de uma Sala de Situação, junto ao Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), que poderá contar com recursos que possam servir à Prefeitura e às forças de segurança em casos de calamidade, como ocorreu em maio deste ano com a enchente histórica.
Implementado em 2020, o programa inclui o cercamento eletrônico do município por câmeras instaladas nas avenidas, praças, escolas, postos de saúde e prédios administrativos da Prefeitura, monitorados pelo CICC, interligando as forças de segurança do município.
O Cachoeirinha Digital utiliza rede 100% fibra óptica para transmissão.
O vice-prefeito João Paulo Martins informou que o objetivo é integrar cada vez mais as ações das forças de segurança, oferecendo acesso a imagens e dados para solução de crimes, comunicação rápida entre as forças e monitoramento de áreas críticas.
“Estamos melhorando ainda mais a segurança de Cachoeirinha, que já é uma das cidades mais seguras do Estado para se viver”, afirmou.