crise do coronavírus

Acordo não dura 48h e Câmara de Gravataí adia ’pauta-bomba da Sogil’; Após ’Norte via Sul’, sangra Parlamento!

Câmara de Gravataí retoma sessões em formato híbrido, mas sem acesso ao público, a partir das 17h desta terça

A estratégia de ‘preservação do parlamento’ não durou um fim de semana. Já resta descumprido o acordo firmado na sexta-feira, pelos líderes de bancadas na Câmara, para acelerar a votação nesta terça do socorro milionário ao transporte público de Gravataí.

A votação pode acontecer na quinta, se novo acordo for feito pelos vereadores, ou os prazos para análise remetem à semana que vem. Isso se novas emendas não forem apresentadas.

– O PL 26 não estará na pauta de hoje – informou ao Seguinte: o presidente Alan Vieira (MDB).

– Novas emendas foram apresentadas – explica o líder do governo, Alison Silva (MDB).

– Protocolei emendas e ainda não apresentei pareceres nas comissões – confirma o oposicionista Cláudio Ávila (PSD).

Nenhum dos três foi além nos detalhes, mas algo aconteceu; e não consegui apurar o quê. Reputo, ao menos até o momento, a ‘culpa’ recai sobre a intempestividade de Ávila, que como líder de sua bancada tinha na sexta concordado com a votação nesta terça e recuou para tentar alterar o PL enviado pelo prefeito Luiz Zaffalon.

Detalhei a negociação entre parlamentares em Câmara de Gravataí vota ’pauta-bomba da Sogil’ nesta terça; Acordo entre vereadores autoriza análise do socorro para transporte público.

Rememorando, na sexta, líderes de bancada se reuniram e resolveram autorizar a votação nesta terça do PL 26. A avaliação dos parlamentares era de que todo o legislativo estaria sofrendo o desgaste, principalmente no Grande Tribunal das Redes Sociais.

O acordo – verbal – liberaria cada vereador a votar como quiser, mas com uma garantia de que ninguém buscaria barrar a votação ou questionar o resultado judicialmente. O que, com o recuo de Ávila, já pode não significar mais nada.

Uma mensagem retificativa e emendas garantiriam o congelamento das passagens, a duração dos efeitos da lei somente durante a pandemia e o parcelamento em 20 vezes, além da exclusão do corpo do projeto o acordo firmado no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), que lista ações para reduzir o impacto da redução de passageiros pela pandemia e aplicativos tipo Uber.

CLIQUE AQUI para acessar o projeto, a mensagem retificativa do governo as 20 emendas apresentadas, inclusive as emendas de Ávila que impediram a votação hoje.

Fato é que o governo já tem os 11 votos necessários e deve chegar a pelo menos 14 entre 21 vereadores, mesmo que a sangria, o acidente político já tenha acontecido na Câmara – e continue até a votação, agora indeterminada com o acordo de ‘preservação do parlamento’ roído.

Inegável é que no Grande Tribunal das Redes Sociais o “subsídio ao transporte público” para manter a passagem congelada em R$ 4,80, e não subir para R$ 6,30, já ganhou a descrição caça-cliques de “dar dinheiro para a Sogil” – com direito a meme com o rosto de políticos nas janelinhas do ônibus.

Ao fim, Cláudio Ávila deu um ‘Norte via Sul’ nos que embarcaram no acordo. Sangra, Parlamento!

 

LEIA TAMBÉM

’Estou apanhando nas redes sociais, mas coube a mim enfrentar pautas ásperas’, diz Zaffa, prefeito de Gravataí, no Café com Acigra; Os 3 Poderes e o Ovo da Serpente

A ‘pauta bomba’ de Gravataí: vereadores entre 5 milhões para transporte público ou tarifa de 6,30; Como foi audiência pública com Prefeitura e Sogil

Socorro milionário ao transporte público de Gravataí: a responsabilidade dos vereadores e o sincericídio de Zaffa

Apareceu o primeiro Frankenstein para ’salvar’ Gravataí do subsídio milionário ao transporte público; É do PT!

A pauta-bomba: Gravataí congela em 4,80 tarifa que custaria 7,22: ’É socorro ao transporte público, não à Sogil’

Zaffa confirma congelamento de passagens em Gravataí

Socorro da Prefeitura para Sogil chega a 5 milhões em Gravataí; ’Pauta-bomba’ está na Câmara

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade