Os prefeitos Luiz Zaffalon e Miki Breier confirmam que Gravataí e Cachoeirinha vacinam profissionais da educação contra a COVID-19 a partir desta quinta-feira, como antecipei ontem em Cachoeirinha começa a vacinar professores quinta, Gravataí decide amanhã; Justiça autoriza.
Em Gravataí, um drive-thru funciona quinta e sexta, das 9h às 16h, na Portaria 1 da General Motors (GM), que fica na Av. General Motors, 2000, paralela à Freeway.
O público estimado para os dois dias é de cerca de 1000 professores da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, que permanecem ativos em sala de aulas.
Os documentos necessários são documento com foto, carteira de vacinação e declaração padrão emitida pela Secretaria Municipal da Educação.
Os detalhes da vacinação foram tratados em reunião online na tarde de hoje entre os secretários Régis Fonseca, da Saúde; e Sonia Oliveira, da Educação; junto com o diretor do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag) Sergio Capalbo e o gerente de manufatura, Marcos Martins.
Conforme Sonia Oliveira, esses primeiros professores serão vacinados em um prazo de dois dias, seguindo com os profissionais das séries seguintes e finalizando com os demais funcionários.
A expectativa é de que durante todas as etapas sejam vacinados, aproximadamente, 3.200 profissionais da educação.
– Estamos seguindo os procedimentos adotados pelos demais municípios, sempre de acordo com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e atendendo ao Plano Nacional de Imunização (PNI) – diz o Régis Fonseca.
O drive-thru terá também a participação de agentes da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança (Smasp), por meio da Guarda Municipal, e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb).
Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde (Viemsa), Vanessa Prates, também nesta quinta-feira Gravataí começa a vacinar pessoas com comorbidade a partir dos 35 anos.
– A vacinação dos profissionais de saúde não irá comprometer o andamento do cronograma que vem sendo cumprido – garantiu.
A vacina é a Astrazeneca/Oxford, a mesma que será aplicada em Cachoeirinha, que confirma para esta quinta a imunização de cerca de 680 profissionais que trabalham em escolas infantis públicas e particulares, que precisam apresentar declaração da Secretaria da Educação.
A vacinação acontece das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30 nos mesmos lugares que vacinam contra COVID: Carlos Wilkens, Jardim Betania, Jose Ari, Jose Ramos, Nova Cachoeirinha e Décio Martins Costa.
O chato aqui tem uma crítica para Gravataí.
Além do drive-thru, alguma unidade de saúde mais central poderia ser disponibilizada para facilitar o acesso de profissionais da educação que não tem carro para ir até a GM.
É um detalhe, frente a um momento de comemoração, já que traz mais segurança para a volta às aulas que envolve potencialmente 200 mil pessoas conexas entre as duas cidades.
Ao fim, parabéns aos prefeitos por, após a autorização da justiça, disponibilizarem vacinas em pouco mais de 24h.
Assista vídeo de Zaffa anunciando vacinação
LEIA TAMBÉM
Cafajestes de Gravataí e Cachoeirinha, respeitem os professores!
Professores de Gravataí pedem suspensão de aulas presenciais; O que decidiu assembleia